por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Strudel de maçã




Receita de strudel de maçã

O strudel de maçã é um dos pratos mais importantes que a Áustria exportou para vários países da Europa, inclusive a Alemanha. Na receita de strudel, as maçãs ficam dez horas temperadas no rum, passas, * pinoli, canela e casca de limão ralada. A massa é feita com manteiga, farinha e ovos.

Ingredientes para a massa
400 gramas de farinha
100 gramas de manteiga
1 ovo
4 colheres de água morna
1 pitada de sal

Ingredientes para o recheio:
1 quilo de maçãs
150 gramas de uva passa
100 gramas de pinolis ( facultativo)
casca de um limão ralada
1 ou 2 colheres de açúcar
canela a gosto
1 colher de farinha de rosca
50 gramas de manteiga
2 colheres de sopa de rum
1 gema
açúcar de confeiteiro

Modo de fazer
Misturar a farinha com a manteiga amolecida, o ovo e quatro colheres de água morna. Trabalhar a massa muito bem, batendo várias vezes para que ela fique elástica. Quando estiver bem lisa, formar uma bola e deixar repousar por uma hora.

Descascar as maçãs, cortar em fatias finas e colocá-las em um recipiente e misturar com a uva passa, os pinolis, a casca ralada do limão, a canela, o açúcar e o rum em um pano levemente enfarinhado. Abrir a massa com o rolo até que fique fina e pincelar com manteiga derretida. Com as mãos enfarinhadas abrir um pouco mais a massa, com cuidado para que ela não fique com buracos. Espalhar a farinha de rosca sobre a massa e depois o recheio de maçãs.

Enrolar o strudel, fechando as extremidades muito bem. Pincelar com a gema de ovo e colocá-lo em forma untada ou forrada com papel de forno. Levar ao forno por uma hora em temperatura de 180ºC. Antes de servir cobrir com açúcar de confeiteiro.


Dicas:
* O que é pinoli ?

Pinoli são sementes pequenas, claras e ovais de um pinheiro do Mediterrâneo. Podem ser compradas em mercearias e supermercados ou em casas de produtos árabes, com o nome de snoubar

No mercadinho São Luiz do Crato já podemos encontrar a massa folhada para strudel.
Podemos substituir o recheio por bananas.( sem o limão e o rum).

Acabei de fazer ( sem pinoli)  , e adorei!

Nenhum comentário: