por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



terça-feira, 26 de julho de 2011

VOCÊ, EU, NÓS: AMAMOS BEM?- Liduína Belchior



O amor é uma caixa de Pandora, confeccionada pelo nosso coração, ao longo de algum tempo, e alimentada pelas nossas catexis. É comparado a um cristal muito delicado e/ou diamante valioso, que não podemos doar a qualquer pessoa inferior.
Quando me refiro a um ser não-superior, não é em relação a credo, raça, religião, poder aquisitivo e preconceitos em geral. E sim no que concerne à idoneidade, dignidade, caráter mesmo. O amor é meigo, delicado, frágil e forte ao mesmo tempo. É um tesouro para quem cultiva e uma mina para quem recebe.
O amor para Drummond é assim: "É grande e cabe nesta janela sobre o mar. O mar é grande e cabe na cama e no colchão de amar. O amor é grande e cabe no breve espaço de beijar."
Segundo Mário Quintana: "É tão bom morrer de amor e continuar vivendo..."

O amor não se entrelaça com a pessoa completa, aquela que idealizamos. Não existem príncipes e princesas, encaremos a pessoa amada de forma sincera e real, valorizando suas qualidades, mas reconhecendo seus defeitos. Pois o amor só é bom quando encontramos alguém que nos transforme no melhor que possamos ser. O amor é exigente!
Quando me refiro a este sentimento dos deuses, é ao amor homem/mulher, ao amor filial, ao amor maternal, entre amigos, entre os povos, à natureza, e entre as “galáxias”, de que falo.
Eu acho que o amor é maior que o fogo em particular; é um incêndio. Explico: se for por um filho, é o maior amor do mundo. Se for pelos pais e irmãos, também é o amor maior do mundo; pelos amigos, é o maior doador, e, se for por um homem amado, é o grande incêndio, que já se ouviu falar. Mais uma vez, cito Drummond: "A paz dos deuses estendidos numa cama, qual estátuas vestidas de suor, agradecendo o que a um deus acrescenta o amor terrestre.”
Mas o maior amor, na minha opinião, deve ser a Deus e a si mesmo.
Por isso, ame-se, ame-se e ame-se! 

Do livro "No Azul Sonhado"

Nenhum comentário: