por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



terça-feira, 26 de julho de 2011

EDUCAÇÃO: REVIRAVOLTA EM PERNAMBUCO- Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes



Estudiosos apontam um sistema de educação eficiente como o ponto de partida para a solução dos problemas sociais do país. A propósito, Carlos Langoni, economista e ex-presidente do Banco Central do Brasil, em sua tese de doutorado, trabalho responsável pela sua projeção no mundo acadêmico, examina que a má distribuição de renda no Brasil tem origem direta na má qualidade do ensino oferecido à maioria da população. Apoiado em equações matemáticas, Langoni mostrou que a elite matricula seus filhos em escolas caras, bem equipadas, com professores qualificados, capazes de transmitir conhecimentos de alto nível. Por outro lado, os filhos dos “sem-privilégios” estudam em colégios públicos ou de mensalidades baixas, sem condições de preparar os alunos para vestibular, concursos e boas vagas no mercado de trabalho. Como o poder e o lucro tendem a ser maior nas mãos dos bem (in)formados, a maior parcela do PIB fica sempre nas mãos da elite. O círculo vicioso tende a perpetuar a situação de desequilíbrio.
Pernambuco resolveu mudar o rumo desta tendência. Adotou medidas criativas, baseadas em aspectos técnicos e acompanhadas por avaliações e critérios previamente divulgados. O primeiro passo foi requalificar os professores com oferta de cursos ministrados pela própria Secretaria de Educação e incentivos para que os mestres frequentem cursos de entidades reconhecidas. Paralelamente a isto, reformou as escolas e dotou-as de equipamentos novos, inclusive laboratório de informática. Antes que fosse exigência de lei federal, o Estado adotou o piso salarial e corrigiu os vencimentos dos servidores. Fez concurso para preencher vagas existentes, mapeou o estado, identificando vazios e construindo colégios em municípios carentes, a exemplo de Granito, pertinho do cariri cearense. Desenvolveu plano estratégico para acelerar a melhora do ensino, dividiu o estado em regiões e em cada uma delas identificou o melhor colégio estadual. O escolhido passou a ser espelho para os demais. Anualmente, os índices de aproveitamento dos alunos são avaliados. Se o resultado for positivo, todos os servidores da unidade recebem um ordenado extra, equivalente a um 14º salário.
A implantação dessas medidas foi acompanhada de outras providências simples visando obter participação da comunidade na educação dos filhos, adotando a divulgação na internet do calendário e horário das aulas e provas, da grade de matéria com nomes dos respectivos professores, de distribuição de fardas, calçados, livros didáticos e rigorosa fiscalização dos alunos que recebem bolsa-escola e outros benefícios sociais vinculados à presença/rendimento escolar.
Os professores que concordam frequentar cursos de especialização recebem assinatura de jornal da sua escolha e bônus exclusivo para aquisição de livros. As escolas, por sua vez, fazem jus à assinatura de revistas semanais informativas para que fiquem atualizadas com o que acontece no mundo.

Do livro No Azul Sonhado

Nenhum comentário: