por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



domingo, 10 de julho de 2011

REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE SÃO PAULO-por Norma Hauer


A data de 9 de julho é feriado em São Paulo, mas não foi sempre assim; muito pelo contrário. Durante a ditadura de Getúlio Vargas era proibido comemorar a data, visto que foi a 9 de julho de 1932 que eclodiu o movimento constitucionalista naquele Estado.

Nem mesmo era permitido colocar a bandeira do Estado nos prédios públicos (ou mesmo particulares). Para Getúlio o País era um só e os estados não podiam ostentar bandeiras.

Aqui quero deixar algo que é de minha seara: a letra de uma música de Braguinha gravada por Almirante, em que dois assuntos relacionados àquele movimento serviram de inspiração ao nosso Braguinha: um trem blindado, enviado daqui do Rio contra os revolucionários e um "canhão misterioso", bastante explorado, mas ninguém sabia do que se tratava.

Assim,veremos a letra de "TREM BLINDADO":

Meu bem pra me livrar da matraca,
Da língua de uma sogra infernal
Eu comprei um trem blindado
pra poder sair no carnaval.

Mulata por seu encanto
Muito eu levei na cabeça
Porém agora eu duvido
que isso outra vez aconteça
Do seu falado feitiço,
Eu pouco caso hoje faço.
Mandei fazer em São Paulo, mulata, um capacete de aço

Mulata quando eu te vi
Logo pedi anistia
Pois os teus olhos lançavam
Terrível fuzilaria.
E pra ninguém aderir
Ao nosso acordo amoroso,
Mandei trazer de São Paulo, mulata,
um canhão misterioso. 

Norma

Nenhum comentário: