por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



quinta-feira, 26 de maio de 2011

ESCREVA, ESCREVA, ESCREVA - por Stela Siebra Brito



Diário daquela que quer ser escritora

28 de maio de 2005

Não pense, vá escrevendo, depois, um dia, você arruma o texto, faz correções, apaga, risca, acrescenta, inventa outras coisas. Hoje não. Hoje é o começo. Vá em frente, confie, lance as primeiras palavras, frases, que sejam confusas, desorganizadas, sei lá o quê, mas escreva, escreva. Atabalhoadamente, que seja, mas escreva.

Foi isso que indicou o escritor Raimundo Carrero, tanto nas aulas como no livro, que comprei no lançamento, com direito a abraço, risada e autógrafo do autor. Que persona é Carrero! E por que não dizer que figura! Gosto dele; é despojado, simples, bem humorado, e sabe das coisas. Das coisas sobre escrever livros, sabe escrever livros.

Bom, mas não iniciei esse diário pra falar do escritor, apesar de que é um bom início, porque foi ele quem me instigou a escrever mesmo. Fico ouvindo a voz dele repetindo escreva, escreva, escreva todo dia, seja o que for e de que jeito for, mas escreva. Mesmo quando leio seus textos fico ouvindo a voz dele, é engraçado isso da gente reconhecer a voz do autor nos seus textos.

Como a palavra tem substância! Acho que não era assim que eu queria dizer, o que estou pensando é sobre as marcas individuais de cada um de nós, nosso DNA, presentes em tudo que vem de nós. Seria isso um mistério? Não, mistério não, hoje os cientistas explicam tudo, ou quase tudo.

Quando estou caminhando na beira mar me vem tanta idéia, as palavras vão se arrumando, formando frases, textos. Caminhando eu sou um ser muito mais pensante, fico mais leve, confiante. É, tenho que bater muita perna por aí, ajuda a ... ora, a pensar, idealizar, projetar, agora realizar não ajuda não. Cadê a ação? Meu problema é agir, problema não, dificuldade. E disciplina, e deixa-me ver o quê mais... sim, começo uma coisa no maior entusiasmo, aí passo uns dias vou me esquecendo, deixando de fazer, é o velho problema de objetivar o que se quer, o que quero; coloca o verbo se referindo a você mesma Stela, não indefina ou generalize suas dificuldades. Tá bom, querido fiscal dentro de mim, vou falar pra mim mesma: Stela, deixa de ser desleixada (isso parece coisa de mãe) e trate de priorizar os seus objetivos de vida. Sabe que tô gostando de você fiscalzinho? Vou te dar até um nome, que tal, ah não me ocorre nenhum nome agora e não quero parar agora, depois vejo isso. Bem meu esse comportamento, deixa pra depois, agora não dá tempo, tem outras coisas pra fazer, aliás, o tempo é um problema pra mim.

Vem cá menina, eu pensei que tu ia fazer um diário de escritora para registrar contos, crônicas, poesias, mas isso aí tá parecendo aquele negócio de “querido diário, hoje...”

Cá pra nós eu também tô achando, vou tentar mudar o rumo da conversa.

Ah, mas sabe de uma coisa, é assim mesmo que começa, deve ser, e o computador é um ótimo aliado para isso, fácil de usar, fácil de deletar, bom demais. E agora não dá mais pra escrever. Fui.......

À tarde: já inventei um nome para o meu fiscal, vai se chamar Estrela.

Acho que será proveitoso se eu tentar escrever alguma reflexão, ou pelo menos um resumo, da leitura do livro Os segredos da ficção. Vamos dona Stela.

Já na Introdução, Carrero sugere que se obedeça à Voz Narrativa e ao Impulso - aí devemos escrever, escrever e escrever sem preocupação com o resultado, buscando descobrir, apenas, a voz narrativa que existe em cada um de nós. Depois vem a Intuição, indicando os defeitos a serem superados e no terceiro momento, a Técnica.

Tá vendo, né Estrela, que é difícil fazer isso. Pois é, então leia mais, leia com atenção e reflita depois de cada frase, deixe de pressa sua engolidora de palavras, isso no sentido de procurar entender. Você sabe que tem essa dificuldade de interpretar o entendimento que você tem do texto, por isso cuide de mudar.

É, eu sei como é isso, não quero perder tempo, quero ler logo, terminar e aí perco mais tempo porque tenho que reler várias e várias vezes, isso se prestar atenção direitinho

Bom, vou voltar para a leitura do livro. De qualquer jeito escrevi uma página até agora.

 por Stela

Nenhum comentário: