por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



sábado, 14 de maio de 2011

ÂNGELA MARIA- por Norma Hauer


Hoje comemoramos o 83º aniversário de uma das rainhas do rádio: ÂNGELA MARIA, cujo verdaeiro nome é Abelim Maria da Cunha.
Começou a freqüentar programas de calouros nas rádios antes dos 20 anos. Participou de diversos programas com o pseudônimo Ângela Maria para que a família não descobrisse.
Depois de uma rápida temporada como crooner do Dancing Avenida, foi descoberta e levada para a Rádio Mayrink Veiga.
Em 1952, um ano depois de seu primeiro disco, sua gravação de "Não Tenho Você" (P. Marques e A. Monteiro) bateu recordes de venda e iniciou sua carreira de sucesso.

Foi a cantora mais popular do Brasil na década de 50, sendo conhecida como Rainha do Rádio pela sua legião de admiradores, por ter ganho o concurso quatro anos seguidos, entre 52 e 56.
Na Rádio Nacional do Rio de Janeiro teve um programa só seu intitulado ÂNGELA MARIA CANTA. Entre seus maiores sucessos estão "Nem Eu" (Dorival Caymmi), "Orgulho" (Waldir Rocha e Nelson Wederkind), "Lábios de Mel" (Waldir Rocha), "Vida de Bailarina" (Américo Seixas e Chocolate), "Abandono", "Babalu" (Margarita Lecuona), "Fósforo Queimado" (Paulo Marques, Milton Legey e Roberto Lamego) e "Garota Solitária" (Adelino Moreira).

Ângela Maria (a Sapoti) nome que lhe foi dado pelo ex-Presidente Getúlio Vargas, que a admirava , embora afastada do meio musical, é sempre lembrada quando se fala no tempo áureo do rádio.

Afinal, são 83 anos de vida.
Parabéns a ela.


Norma

Nenhum comentário: