por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



domingo, 10 de abril de 2011

Paz, amor - Por José de Arimatéa dos Santos

Acredito piamente no amor entre todos os seres humanos. É possível viver em um mundo em que o respeito ao outro seja possível e a luta diária é para o bem está acima de tudo. A alegria de viver e ficar mais contente com o sucesso do vizinho ou o amigo. Tudo isso são maneiras de ver um mundo bem diferente do agora em que o respeito pela vida  é mínimo. Os fatos violentos se acumulam cada vez mais e o noticiário da tv reforça toda essa violência com o espetáculo midiático da desgraça do nosso semelhante. Antigamente acompanhávamos fatos violentos estampados em letras garrafais e em primeira página dos jornais impressos. Com toda a velocidade da informação em tempo real, e bote real nisso, as câmeras de televisão estão ao vivo para  para transmitir as barbáries diárias. O esmiuçamento da notícia põe repórter em cada esquina ou beco e microfone em punho entrevista e joga o sofrimento de atores e atrizes reais via satélite.
Digo sempre que assim que nascemos brigamos para não morrermos. Bactérias e vírus estão sempre de plantão querendo nos infectar, mas nossas defesas naturais são fortes e soldados sempre alertas para nos defender. Vivemos em sociedade e para defendermos da violência que grassa em todas as partes desse país pentacampeão do mundo fica cada vez mais difícil. Nem na escola as crianças estão a salvo da sanha da violência e barbárie. Acredito que faltam amor e humanidade  no coração de muito ser humano. Vivemos em uma sociedade doente, infectada por muitos invejosos, fofoqueiros e sem coração. E que o consumismo desenfreado transforma esse capitalismo mais selvagem e a violência pipoca cruelmente.
A utopia é que faz cada um de nós continuarmos a levantar da cama a cada novo dia e ver que é possível um outro mundo. Tempo de paz, cultura de paz. A Igreja Católica na Campanha da Fraternidade de 2011 fala sobre meio ambiente e como o ser humano é uma parte da ecologia, a vida se reverte em um bem cada vez mais importante. Vida para viver plenamente com justiça, paz, solidariedade, amor entre todos os homens e mulheres. O amor e a paz tem que triunfar.