por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



domingo, 10 de abril de 2011

FRANCISCO MATOSO- Por Norma Hauer


Ele nasceu em 8 de abril de 1913, em Petrópolis e faleceu, com apenas 28 anos, em 18 de dezembro de 1941
Viveu um pouco mais que Noel Rosa, mas deixou uma obra riquíssima..

Seu nome Francisco de Queirós Matoso, mas sem o Queirós ficou conhecido como FRANCISCO MATOSO.
Aos 5 anos começou a dedilhar ao piano, já mostrando seu veio de compositor.

Foi em 1933, que, aos 20 anos, lançou sua primeira composição, por sinal feita em parceria com Noel Rosa: e gravada por Mário Reis :”Esquina da Vida”.
No ano seguinte, o Bando da Lua gravou o samba “Eu Me Lembro de Você”.
Com estes dois sambas, estava lançado o nome de Francisco Matoso, que se especializou mais em valsas do que em sambas.

Foi em 1936 que sua primeira valsa foi gravada por Francisco Alves . Seu nome “Reminiscência”. Nesse mesmo ano, Silvinha Melo gravou o samba-canção “Perto do Céu”, composto em parceira com o pianista Romualdo Peixoto (“Nonô”) , tio de Ciro Monteiro e de Cauby Peixoto
.
Mas foi em 1935 que iniciou sua parceria mais constante, com o pianista José Maria de Abreu, com quem compôs seus maiores sucessos, como a valsa “Boa-Noite, Amor”, sucesso imortal de Francisco Alves, que abria e fechava o programa do cantor na Rádio Nacional:
“ ao soar as 12 badaladas, quando os ponteiros se encontram na metade do dia, os ouvintes da Rádio Nacional também se encontram com Francisco Alves, o “Rei da Voz”, que “entrava” cantando “Boa-Noite, Amor”

No carnaval de 1936 gravou, com Aurora Miranda a marcha “Em Primeira Audição “ e com Almirante “Esquina do Pecado”, ambas em parceria com Nonô.
A primeira parceria com José Maria de Abreu deu-se com a canção “Vingança”, gravada por Gastão Formenti..
Seguiram “Horas Iguais”, com Orlando Silva; “”Mari”, com Carlos Galhardo; “Onde Está o Dinheiro?,” com Aurora Miranda; “Barcarola”, com Francisco Alves; “Pegando Fogo”, com o Bando da Lua e, já em 1940, a valsa “Ao Ouvir Esta Canção Hás de Pensar em Mim”, grande sucesso de Francisco Alves.

EU SONHEI QUE TU ESTAVAS TÃO LINDA

A obra de Francisco Matoso foi imensa, mas uma é sempre lembrada e ele não chegou a ouvir sua gravação original na voz de Francisco Alves: “Eu Sonhei que Tu Estavas Tão Linda”.
Hoje regravada por muitos cantores, a partir da regravação de Carlos Galhardo.

Francisco Matoso faleceu exatamente no ano em que entregou a Lamartine Babo a letra dessa bela canção, musicada por Lamartine e gravada por Francisco Alves .
Não conheceu esse seu grande sucesso:

Eu sonhei que tu estavas tão linda
Numa festa de raro esplendor,
Teu vestido de baile, lembro ainda,
Era branco todo branco, meu amor ! . . .
A orquestra tocou umas valsas dolentes,
Tomei-te aos braços, fomos dançando, ambos silentes ..
E os pares que rodeavam entre nós,
Diziam coisas, trocavam juras a meia voz . . .

Violinos enchiam o ar de emoções
E de desejos uma centena de corações . . .
P'ra despertar teu ciúme, tentei flertar alguém,
Mas tu não flertaste ninguém ! . . .
Olhavas só para mim,
Vitórias de amor cantei,
Mas foi tudo um sonho... acordei.

Norma


Um comentário:

Luiz Henrique, cantor disse...

Francisco Matoso foi um grande compositor. É sempre emocionante lembrar de sua obra. Além de valsas, compôs sambas belíssimos, embora estes não tenham se destacado tanto como as fabulosas valsas.

Quanto a "Eu Sonhei Que Tu Estavas Tão Linda", fiquei impressionado quando soube, já faz algum tempo, que esta valsa foi sucesso na voz de Francisco Alves, pois sempre pensei que fosse criação de Carlos Galhardo. Embora seja fã incondicional de Francisco Alves, "Eu Sonhei Que Tu Estavas Tão Linda" parece que foi feita especialmente para Galhardo!!!

Parabéns pela lembrança!!