por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



domingo, 10 de abril de 2011

EVALDO RUI - Por Norma Hauer



ROSA DE MAIO E OUTRAS

No dia 9 de abril de 1913 nasceu, aqui no Rio de Janeiro, o compositor Evaldo Rui Barbosa, que ficou conhecido apenas como EVALDO RUI.

Era irmão do radialista e também compositor Haroldo Barbosa e iniciou sua carreira em 1934, trabalhanndo no então famoso Programa Casé e teve um samba gravado por Carmen Miranda, de nome "Ninho Deserto", que não fez sucesso..

Sua carreira só "deslinchou" quando ele conheceu Custódio Mesquita, em 1943, mas só foi projetado no ano seguinte com as composições Como os Rios Correm p'ro Mar" ,"Feitiçaria"; "Rosa de Maio" e "Gira...Gira...Gira", os dois
primeiros gravados por Sílvio Caldas e os outros por Carlos Galhardo

.São, ainda, de sua autoria, com Custódio Mesquita,"Algodão","A vida em 4 Tempos","Valsa do Meu Subúrbio"e"Promessa",também gravadas por Sílvio Caldas.

.Após a morte de Custodio, em 1945, Araci de Almeida gravou de ambos, "Saia do Caminho" e Dircinha Batista "Adeus".

Compôs, com "Fats" Elpidio o fox-canção "Minha Confissão"gravado por Carlos Galhardo em 1945. e com Lupicinio Rodrigues o samba "Eu não sou Louca", gravação de Isaurinha Garcia.

Um dos maiores sucessos de carnaval de todos os tempos foi compósto com Fernando Lobo: o samba "Nêga Maluca", gravado por Linda Batista

Estava jogando sinuca
Uma nêga maluca me apareceu
Vinha com o filho no colo
E dizia p'ro povo que o filho era meu...
Não senhor..."

Seu fim de vida foi trágico: morreu por amor.

Apaixonado pela cantora Elizeth Cardoso, e não sendo correspondido, telefonou para ela dizendo que iria suicidar-se e o fez no dia 9 de agosto de 1954, aos 41 anos.

Norma

Nenhum comentário: