por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



domingo, 24 de abril de 2011

" Dia de São Jorge, do Livro e da Rosa"


No dia 23 de abril se comemora em Barcelona o dia de Sant Jordi (São Jorge). Este dia, conhecido como a festa do livro e da rosa, coincide com o aniversário de São Jorge, o santo padroeiro da Catalunha. Segundo a lenda, São Jorge matou o dragão que atemorizava o povo, e do sangue do dragão nasceu uma rosa que o santo deu de presente à sua princesa.

Para honrar a tradição catalã, o caval(h)eiro oferece uma Rosa de S. Jorge (Sant Jordi) à Dama. Esta, em troca, oferece-lhe um livro. Que lenda mais bela poderíamos ter para celebrar o Dia Mundial do Livro?

A cada ano as ruas de Barcelona ficam repletas de vendedores de rosas e de livros, especialmente na Rambla, que se transforma em uma verdadeira maré humana de vendedores e compradores de livros. Além disso, durante todo o dia os autores dos livros mais populares autografam os exemplares dos leitores, tanto na rua como em livrarias.
No dia de São Jorge, uma rosa e um livro. Esta tradição, que combina o fato religioso, a rosa como símbolo do amor e o livro como símbolo da cultura, transformou o dia 23 de Abril na data mais comemorada, por todos os catalães.

Em 1926 a Espanha instaurou o dia 23 de Abril como Dia do Livro pois esta data coincide com a morte de Cervantes, imitando a Inglaterra que já o celebrava no mesmo dia porque também coincide com a morte de Shakespeare. A celebração enraizou-se rapidamente em Barcelona e estendeu-se na Catalunha, mas o propósito oficial diluiu-se ao coincidir com o dia do Santo Padroeiro. Enquanto em outros lugares se mantinha de maneira muito escassa ou desaparecia, na Catalunha tornou-se um dos dias populares mais celebrados e ao mesmo tempo ajudou muito a potenciar a difusão e a venda do livro catalão. Assim, na Catalunha o 23 de Abril é o dia de São Jorge, da rosa e do livro: o dia do Santo Padroeiro, do amor e da cultura. É, decididamente, um dia de civismo, de cultura e de respeito entre todas as pessoas que vivem na Catalunha e, por extensão, todas as pessoas e todas as culturas do mundo.


http://dreamguides.edreams.pt/espanha/barcelona/sant-jordi
http://arteziletras.blogspot.com/2011/04/dia-do-cavaleiro-da-rosa-e-do-livro.html


Nenhum comentário: