por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



quarta-feira, 20 de abril de 2011

AURORA MIRANDA - por Norma Hauer


A OUTRA PEQUENA NOTÁVEL, como a cognominou César Ladeira.

Ela foi grande, tão grande quanto sua irmã famosa (Carmen Miranda) mas esta, mais exuberante, mais ousada, quase a ofuscou.

E quem foi ela?
Seu nome: Aurora Miranda da Cunha, que se tornou conhecida como AURORA MIRANDA.
Ela nasceu no dia 20 de abril de 1915, aqui mesmo no Rio de Janeiro.

Depois de Carmen ter gravado "Taí", Assis Valente que também a "descobrira", deu-lhe a marchinha para as festas de São João, de nome "Cai, Cai, Balão", que Aurora gravou com Francisco Alves.

Foi ela quem primeiro gravou "Cidade Maravilhosa", em dupla com o autor (André Filho).
André Filho, que já lhe dera para gravar um bonito "Bibelô", ao compor sua
“Cidade Maravilhosa", deu-a para que ela tivesse a primazia de gravar aquele que, anos mais tarde, se tornaria o Hino de nossa Cidade, ainda maravilhosa.

Foram, ela e sua irmã Carmem, as primeiras "Cantoras do rádio".

“Nós somos as cantoras do rádio
Levamos
a vida a cantar
De noote, embalamos teus sonhos,
De manhã nós vamos te acordar..."

Antes de o rádio abrir-lhes as portas para a fama, os cantores populares apresentavam-se em teatros, circos, feiras e qualquer lugar onde houvesse público para aplaudí-los.

O rádio levou-os para as casas desse público e ali, Aurora Miranda desabrochou com sua voz afinada, bonita, parecida com a de sua irmã, mas com personalidade própria.

Ela também esteve em Hollywood. Com as figuras de Walter Disney (Zé Carioca à
frente) foi a atriz principal de "Você Já Foi à Bahia?", "dançando" com Pato Donald e companhia.

Em plenas festas natalinas, ela despediu-se, sem mesmo esperar Papai Noel. Quem sabe ele a levaria para encantar as crianças de outras paisagens? Ou mesmo se transformasse naquela Aurora Boreal tão amada em terras gélidas?

Ela viveu 90 anos, nascida que foi em 1915, no mês de abril (dia 20), sob o signo de Áries, que abre o ano zodiacal. Faleceu no mês de dezembro , mês que fecha o calendário oficial.
Era o dia 23, do ano de 2005.

Norma

Nenhum comentário: