por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



terça-feira, 15 de março de 2011

Histórias da Dona Valda-socorro moreira




Minha mãe nasceu no Distrito de Itainópolis , que pertencia a Picos (PI). Meu avô , logo, logo deixou de ser coletor , e foi cuidar das suas terras carnaubeiras, na Fazenda Sta .Rita, perto de Valença do Piauí.
Aos 6 anos deixou pai e mãe , e foi estudar na cidade.Talvez ainda mijasse na rede , tomasse mingau , chupasse o dedo, mas precisava ser alfabetizada. Não tinha outra escolha !
Chegou o dia da viagem.Andou uns pedaços a cavalo para pegar o Caminhão, que passava na estrada principal. E lá se vinha aquele monstro. A poeira medonha , o denunciara. Pela primeira vez , via aquela máquina ... Olhou as rodas girando , o povo na carroceria , rodando, tal como as rodas giravam , e pensou : não vou conseguir me segurar , em cima desse bicho . Vou cair , vou ficar tonta ... Quero ficar... Por que tenho que ir ?
Pra percorrer 5 léguas , a viagem durava um dia. A 20 Km p/hora , aquele transporte andava , mas chegava !
Era quase de noitinha . Calada e desconfiada , cumprimentou os padrinhos , e sorriu sem jeito , para as meninas da casa . Elas se aproveitaram daquela inocente criança , que acabara de nascer para o mundo das províncias .
- Valda , daqui a pouco , o homem vem acender as luzes. Você fique pastorando , e nos chame , quando avistá-lo . É seu primeiro trabalho !
E as luzes magicamente , acenderam-se. Minha mãe ficou pasma, e apavorada . Nunca tinha visto uma lâmpada elétrica , nem o homem que esperara . Foi cobrada , foi gozada .... E a primeira lição , aprendeu !
Depois , enfrentou a escola. Por razões políticas , matricularam-na , num educandário particular . A Família era opositora política , dos chefes do poder . E o tempo era da palmatória. Cada erro na tabuada , valia um bolo em cada mão , e uma lágrima em cada olho. Mas era a regra do jogo. Quem não aprendia , recebia castigo , feito bicho de circo. Assim, se concretizava a o ensino.
Mais para frente , perto do Natal , começaram a escrever as cartinhas para o Papai Noel. Meninas bem comportadas , seriam atendidas...Essa era a promessa da vida. Todas pediam , postavam nos Correios , e os pais as resgatavam, liam , e atendiam ! Ela pediu um bebê de porcelana , pretinho , que vinha namorando , numa loja há muitos dias . Todas ganharam o que pediram... Inclusive o seu bebê , que foi parar nas mãos de uma amiga . Impressionada com os critérios de Papai Noel , questionou-se : sou assim tão pecadora ?
Depois que achou explicação, pensou : meus futuros filhos não acreditarão em Papai Noel ... Eu juro !
Começou a estudar canto e bandolim , aos 8 anos . Férias na fazenda , depois de dois anos de ausência , com direito a todas as mordomias da filha pródiga , carente de colo , de banhos de rio , catar borboletas , bater palma de carnaúba , brincar com as bruxas de pano , que a sua mãe fazia. Nos aniversários ou Natal , Vovó colhia flores do campo , fazia ramalhetes , e colocava nos chinelos dos filhos , debaixo das suas redes. Era de tão bela intenção , que tocava o coração , como uma valsa , no violão .
Aos 14 anos , morando no Crato , na casa dos avós maternos , conheceu meu pai. Um boêmio , cantor, elegante , pintor... Até eu , por ele ,teria me apaixonado. Bicava suas cachaças, fazia serenatas , acompanhado pelo violão de Vicente Padeiro .
Todos os dias presenteava minha mãe com uma margarida , uma fita para o cabelo , e um rabisco artístico...Ora sol , ora lua, ora um céu estrelado , casa ,flores e pássaros ...Projeto de sonhos com todas as cores do amor !
Casaram-se 8 anos depois , a filha de Maria e o Artista ....Dessa argamassa poética e mística , eu nasci !
E foram felizes , dramáticos , cúmplices , amorosos , até que a morte os separou . Elos verdadeiros são inquebrantáveis !
Geraram dez filhos. Vingaram 6(seis). Todos vivos, graças a Deus ! A Prole foi aumentando , aumentando , e agora já são tantos , que a panela da cabidela é enorme , no tamanho !
Se desgostos , os filhos lhe afetaram , já dizia Joaquim Patrício , amigo da minha mãe : "De uma árvore sadia , os frutos não  são podres ! "
A vida prova , ensina , e acaba levando pro céu , quem dela prima !
Diz Dona Valda que o passaporte é caríssimo ... Ela reza todo dia , pra ganhar sua passagem , e o bônus de todo mundo !


2 comentários:

Stela disse...

Socorro,

adoro ouvir e ler as histórias dos nossos pais,dos lugares e da época em que eram crianças e jovens.
É cada história maravilhosa, feito essa da sua mãe.

Mara Thiers disse...

Suas histórias são sempre tão ricas...
Beleza!