por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



terça-feira, 29 de março de 2011

EU VIVÍ OS ANOS 60- Por Rosa Guerrera





Considerada como a década que revolucionou o mundo , os anos 60 para quem o vivenciou é sempre uma grata recordação.




Além de representar uma verdadeira explosão na juventude da época em todos os aspectos, a grande vedete em 1962 foi a inovação na moda com o aparecimento e a introdução da mini saia ,seguida pouco depois pelo lançamento do unissex que por sua vez ganhou força total com os jeans e as camisas sem gola
Lembro que no Brasil a chamada jovem guarda acompanhava passo a passo essas transformações e a televisão fazia a juventude da época dar gritinhos de euforia quando Wanderléa aparecia de mini saia , e Roberto Carlos com vestes coloridas e cabelo na testa a maneira dos Beatles.
Foi também nos anos 60 que o movimento estudantil tomou das ruas do mundo , contestando a sociedade , seus ensinos, cultura ,sexo, moral e estética .
Veio depois a chamada revirada musical no Brasil tendo inicio o rítmo alucinante do ie ie ie , seguido pelo sucesso da bossa nova com plena aceitação internacional.
A conquista do bi campeonato de futebol do Brasil no Chile , a conquista da Palma de Ouro com o filme brasileiro O Pagador de Promessas em Cannes , as vitórias de Maria Ester Bueno no Tênis ,o surgimento do Tropicalismo , o rebolado frenético do Elvis Presley, o ídolo rebelde e ingênuo representado no cinema pelo James Dean, e o abandono dado pelas moças as saias rodadas de Dior , pelas calças compridas , tudo isso aconteceu nos anos 60, fazendo dessa década um período de verdadeiro impacto.
Muitos outros acontecimentos marcaram também os anos 60 !,




Enquanto se firmavam na música os Rolling Stones, os Beatles e centenas de outros conjuntos de rock, acontecia o assassinato do presidente dos EE UU Robert Kennedy na Califórnia , a morte de Martin Luther King , e finalmente a chegada do homem a lua no dia 20 de julho de 1969, tudo isso assinalando também a importante inauguração de Brasilia , realizada pelo então presidente Juscelino Kubitschek.




Enfim, os anos 60 representaram para o mundo extrema riqueza cultural e política . E duvido que, quem não tenha vivido essa época não possua como eu, muitos mais fatos importantes para enumerar .E todos eles , com aquela pontinha de saudade , e muito orgulho em dizer : EU VIVÍ OS ANOS 60 !

 por rosa guerrera

Um comentário:

Aloísio disse...

Rosa,

Parabéns pelo seu texto. Você tem toda razão. Eu vivi os anos 60, e agora vivo os sessentas.

Abraços
Aloísio