por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

José Maria de Abreu - Por Norma Hauer






MAIS UM CENTENÁRIO= 1911-2011

BOA NOITE, AMOR !

Foi a 7 de fevereiro de 1911 que, na cidade de Jacareí, nasceu o pianista e compositor JOSÉ MARIA DE ABREU, co-autor, com Francisco Matoso, de uma das músicas que mais marcou o repertório de Francisco Alves: "Boa Noite, Amor".
José Maria de Abreu fez uma sólida parceria com Francisco Matoso, que, porém, morreu muito moço (30 anos) a partir foi daí ele passou a ser parceiro mais constante de Jair Amorim.
Seus pais eram músicos; assim ele aprendeu violão com seu pai e piano com sua mãe.
Compôs, ainda com 11 anos, o hino de seu grupo escolar, em cuja orquestra executava o trompete.

Em 1928 mudou-se para São Paulo e teve sua primeira composição gravada por Francisco Alves:"Recordando". Ali regeu a Orquestra Boa Vista e compôs o Hino da Revolução Paulista, de 1932, de nome "Vencer ou Morrer".

Veio para o Rio de Janeiro em 1933 e aqui venceu um concurso realizado pelo jornal "A Noite", com um samba de nome "Promessa", gravado por Gastão Formenti.
Entre os anos de 1933 e 1938 foi pianista da Rádio Mayrink Veiga, anos em que compôs "Velho Amor", com Francisco Matoso, gravado por Silvinha Melo; "Fui Feliz", gravado por Orlando Silva; "Morena Sereia", também gravado por Orlando Silva, com as Irmãs Pagãs; "Na Bahia", parceria com Noël Rosa, gravada por Bibi Ferreira, que fez parte do filme ""Cidade Mulher"; "Coração, porque soluças?", gravação de Gastão Formenti; "Horas Iguais", também parceria com Francisco Matoso, gravação de Orlando Silva .

Carlos Galhardo gravou de José Maria de Abreu, as valsas "Mais Uma Valsa, Mais Uma Saudade", (co-autoria de Lamartine Babo) ;"Junto de Ti, Estou no Céu (com Oswaldo Santiago ) e "Dois Corações em Tempo de Valsa", co-autor:Francisco Matoso.

Fazendo parceria com Jair Amorim e sendo pianista da Rádio Clube do Brasil, compôs para Orlando Silva,"Brigamos, Outra Vez".

Um samba seu que fez grande sucesso em 1938, com o Bando da Lua, foi regravado em 1982 por Gal Costa:"Pegando Fogo".

José Maria de Abreu faleceu em 11 de maio de 1966, com apenas 55 anos.
Norma

Um comentário:

www.pedradosertao.blogspot.com disse...

Uma aula! Gostei muito das informações colhidas!