por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Uma parábola

UMA PARÁBOLA


Você sabe a diferença entre o filósofo e o teólogo? O primeiro é o homem cego num quarto escuro procurando um gato preto. O segundo é o homem cego no quarto escuro procurando um gato preto que não está lá.
Essa historinha foi um teólogo quem me contou. Como sou poeta, vou meter o bedelho e continuar. O terceiro é o poeta: o homem cego no quarto escuro procurando um gato preto que não está lá, com uma pedra em cada mão.
O filósofo não encontra o que procura, mas sabe que está lá. O teólogo também não encontra o que procura, mas sabe que existe. O poeta é cego como os outros, porque todo homem é cego, mas bate uma pedra contra a outra e vê a iluminação no escuro. Saber que existe essa iluminação lhe basta.



Um comentário:

socorro moreira disse...

Sábio !
Imagino que todo ser humano tem a capacidade de achar a poesia nos seus escuros.
Atritar duas pedras é elementar , mas poucos já passaram no exercício.
Assim também é a poesia... Os versos chegam por acaso.
A pena e o pincel não fazem o mesmo desenho no papel, mesmo que seja a mesma mão...
os instantes de inspiração são sagrados e não nos obedecem.
Não sei se você desconfia, mas aprendi a gostar de vc através do Nico.
Depois, independente do Nico, aprendi , como era de se esperar, a admirar-te como poeta.
Fico muito feliz de recebê-lo neste novo espaço. Aqui todo mundo recebe logo a chave de administrador. Aqui pretende-se uma reunião tribal. Resgate do destino.

Grande abraço !