por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



sábado, 20 de setembro de 2014

UM NOVO TEMPO. UMA NOVA POLÍTICA - José do Vale Pinheiro Feitosa

Um tempo passado, os regimes comunistas eram totalitários. Quer dizer regimes (doutrinas) que não admitem qualquer forma de contestação aos seus ditames e normas e pregam submissão total ao seu ente instituído (o Estado, a Igreja, a Bíblia e por aí vão). Então um setor de direita da Igreja Católica (hoje renovado com outros arranjos porém com as mesmas ideias e na radicalidade muito próximos de Pentecostais e Neopentecostais) reduzia toda a crítica ao totalitarismo do regime soviético.

Acontece que um conjunto moral, ético, legal ou que normas mais existam em formas assemelhadas, são passíveis de crítica e modificações ao longo do tempo. Por isso as “doutrinas” racham seu arcabouço que tenta encerrar a vida em seu movimento ao longo do tempo histórico. E racham vazando um chorume próprio dos processos de digestão do tempo.

Por isso as doutrinas se prostituem ao longo do tempo e de sua prática. Seus termos não mais explicam as mudanças da história e com ela o modo de se viver e sobreviver. Uma das doutrinas mais humanas que existe é o cristianismo até porque em seus mandamentos se encontra que “não matarás” a outro ser humano. E para resumi-la: em nome do cristianismo (ou do judaísmo, ou do islamismo) cabeças são decapitadas, torturas são realizadas, pessoas foram para fogueira, feridas exaurem a seiva vital das pessoas.  

Personagens da vida social abrem a bíblia em qualquer versículo e de sua leitura extrai todo o conteúdo de seu individualismo, de sua vaidade e se estão a explanar para outros, revelam toda a mistificação que tem por fundo a própria glória vantajosa de quem “interpreta” a parábola. A verdade não nasce de uma só voz e nem a Deus é permitido falar por uma única voz, uma vez que se é de fato o criador de todas as coisas, a sua voz é, necessariamente, ecoada na torre de Babel. É a voz da diversidade. De outra forma não é Deus.

Aliás o principal milagre do Deus judaico foi negar o Judeu como o povo escolhido. Deus não poderia ser Deus tão somente e apenas por mera doze tribos. As perdidas ou as achadas.  

Há dias a outrora “voz de Deus”, a rede Globo de Televisão, saiu de dedo em riste a acusar a todos de corruptos e incompetentes. Não aliviou para nenhum candidato. E nesta aparente mistificação da voz que acusa, ela revelou-se como nunca dantes havia, apenas mais uma opinião na diversidade de tantas.

Entrevistando um candidato ao governo do Rio de Janeiro (Garotinho) o acusou de condenado por corrupção e de nomear corruptos condenados. Garotinho naturalmente defendeu-se dizendo que não havia condenação, havia acusação e que ele se defendia das mesmas. Mas havia uma insistência em acusa-lo em termos quase infra legais. 

Garotinho então diz: “Eu estou esclarecendo: sou vítima de muitas perseguições. No sistema brasileiro, a acusação cabe ao promotor – você está falando de acusações – a defensoria pública ou o advogado defende, e o juiz julga. Acusação, todo mundo tem. Agora mesmo, acusaram a Globo de estar envolvida em um desvio milionário, com laranjas e paraísos fiscais. Eu não sei se a Globo é culpada, eu até acho que é, mas é opinião minha. Quem vai dizer isso é o juiz. Não sou eu. Disseram que a Globo sonegou bilhões...”

Nesse momento a apresentadora da Globo, que tem um ponto de comunicação com a produção em sua orelha, lembrou ao candidato que a Globo não estava em questão e ele diz: “Eu sei, mas eu estou só aqui dizendo a você como às vezes injustiças acontecem. A Globo pode estar sendo vítima de uma injustiça”. E então a apresentadora mais uma vez defendeu a rede Globo.

Enfim, transformar a política neste udenismo barato em que todas as ideias se totalizam na corrupção, apenas transformam as ruas em limpos enlameados ou em enlameados ensaboados. Basta recordar a recente perturbação que envolveu até uma figura relevante de uma cidade como é o caso de um bispo. Logo este conceito que deriva do grego episkopos que quer dizer vigia, inspetor, chefe eclesiástico. E tem mais que é o chefe da diocese e esta é a região que se governa a lembrar a nomenclatura romana.


Enfim, nestas eleições a Globo perdeu a voz da mediação, tornou-se apenas mais uma voz entre tantas. E a nova política não se resume à doutrina epistolar. A nova política é a diversidade. E principalmente o modo de acordar o movimento na diversidade e na tolerância (reconhecimento) à diversidade. 

Nenhum comentário: