por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



domingo, 21 de outubro de 2012

Música POP e religião - José do Vale Pinheiro Feitosa


O sol quebrou a barra como a primeira manhã
O canário cantou como a primeira ave
Rezo pelo canto, louvo a manhã.
Louvores para o novo brotando do mundo

Doce é a nova chuva que ensolarada cai do céu
Qual o primeiro orvalho sobre a grama nova
Preces pela doçura do jardim molhado
Nascido em completude por onde seus pés foram

Minha é a luz do sol, minha é a manhã.
Nascida da luz, o Paraiso viu correr,
Orar com alegria, orar todas as manhãs.
A recreação de Deus todas as manhãs.

Talvez você nem lembre, mas há alguns anos, ainda no Governo Bush, foi proibida a entrada nos EUA de Yusuf Islam. Era a questão do preconceito e da franca perseguição da “democracia” americana ao islamismo. Yusuf Islam, muito mal visto pela imprensa ocidental, de linha editorial idiotamente contingente, como demonstram aqueles versos cristãos acima de uma canção gaélica chamada “Bunessan” e letra de Eleanor Farjeon uma poeta inglesa de livros infantis. A canção foi apresentada ao público em 1931 através do livro Song of Praise Discussed.

A canção da versão acima traduzida por mim, num modo próprio, é Morning has Broken, trazida para o sucesso pop pelo mesmo Yusuf Islam, quando apesar de cantar para a juventude rebelde, já demonstrava este lado crente: tratava-se de Cat Stevens. A sua gravação tem o primoroso arranjo de uma das estrelas do Rock Progressivo: Rick Wakeman. 

Cat Stevens - Morning has Broken

Morning has Broken faz parte daquelas coleções de canções religiosas populares que foram multiplicadas e entraram para o repertório pop mundial como Amazing Grace aqui numa versão escocesa.

Celtic Woman - Amazing Grace

Ou como Oh Danny Boy que é uma canção folclórica irlandesa chamada Londonderry air, aqui na voz de Elvis Presley.  

  Elvis Presley - Oh Danny Boy


Nenhum comentário: