por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



sexta-feira, 23 de março de 2012

Samba da bênção para Chico Anysio do Brasil

por Vera Barbosa

Chico Alves...
Chico Mendes...
Chico Sciense...
Chico Xavier...
Chico Anysio.


Fim de espetáculo. O Brasil está de luto.

Mais um querido Chico se vai e, com ele, boa parte da alegria dos brasileiros, sobretudo dos menos favorecidos e simples, a quem ele alcançava sem precisar de esforço e de cujas mazelas falava com sabedoria.

Apesar de todo o conhecimento que possuía e do sucesso que alcançou, sobretudo na televisão, Chico soube atingir todos os públicos, sem distinção de classe.

As centenas de facetas desse genial caricaturista fazem parte da história do humor brasileiro e da vida cotidiana. Sua crítica contundente questionou e influenciou comportamentos e atitudes - e a falta delas.

Creio que seja sina dos Chicos essa capacidade de exteriorizar os sentimentos da gente de maneira tão especial e de, alguma forma, amenizar o sofrimento das pessoas, seja com música, humor ou oração. Bem, o bom samba é uma forma de oração, disse o poeta. A piada e a alegria também.

Os personagens de Chico Anysio atravessaram gerações e marcaram todas elas com inteligência e inquestionável competência.

Dever cumprido, Chico, pode partir em paz.

Abram-se as cortinas do céu!

Um comentário:

socorro moreira disse...

Maravilha de texto!
Estava pensando em postar algo, mas vc preencheu todos os espaços.

Um abraço, Vera!