por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



quinta-feira, 8 de março de 2012

"De conversa em conversa" com Hugo Linard- por Socorro Moreira


Catadores de versos:(CV)
Hugo, você é referência musical da nossa infância, adolescência, e contemporaneidade. Apesar desta viva realidade conhecemos pouco das suas origens e construção artística...

Hugo Linard:(HL) 

Nasci no dia 16 de abril de 1947, no Hospital São Francisco de Assis, na cidade do Crato, assistido pelo memorável Dr.Macário de Brito.
Fui batizado, e vivi a primeira infância com meus pais, Irineu Sisnando de Alencar e  Helena Gomes Alencar  Linard , na cidade vizinha de Santana do Cariri.

CV
Quando aconteceu seu amor pela música? Quando descobriu seu potencial artístico?

HL
Ganhei minha primeira sanfona aos cinco anos de idade. Presente do tio Vicente Gomes Linard.
Em 1953 fiz a minha primeira apresentação pública, por ocasião da festa do centenário do Crato, ladeado pelos insignes músicos: Luiz Gonzaga e Hildelito Parente. Na ocasião tocamos e cantamos “Baião da Penha”, música até hoje solicitada e cantada por todos.

CV

Além dos músicos citados você teve orientação técnica de algum mestre?

HL
Sim. Estudei teclado( acordeom e piano) com o ilustre prof. Arnaldo Saupeter (polonês), fundador da Escola Branca Bilhar. Naquele templo fui contemporâneo de figuras conhecidas da nossa comunidade, como a maestrina Divani Cabral, Neide Barreto, Ana Cristina Barreto., Diana Pierre, Lúcia Cabral, entre outros.. Esse período de estudo prolongou-se até os meus 12 anos  , quando atingi certa autonomia, e destreza necessária para iniciar minha vida profissional.

CV
Estamos curiosos em saber o seu percurso artístico, após um aprendizado de sete anos.

HL

Participei do Clube do "Cezinho", no palco/auditório da Rádio Araripe, na época, situada na Rua Nelson Alencar. Em 1957 fundamos o primeiro grupo: “Ritmistas Cratenses” (eu, meu pai e  Geraldo Pereira).
Em 1959 conheci Auceli Sobreira, radialista de Juazeiro do Norte, que trabalhava na Rádio Educadora, em fase experimental. Foi justo este cara, que rebatizou o nosso grupo de “Azes do Rítmo”!
A primeira formação tinha como gestor o meu pai(Irineu) e os músicos:
Walderi Linard- contrabaixo
Seu Chiquinho- baterista
Mozart Benício( irmão de Hidelgardo)- pistom
Cosminho- saxofone
José Birau- percussão
Luiz Soares- cantor
Esse grupo apresentou-se na inauguração da Rádio Educadora do Cariri.
Nos anos 60 aconteceram várias substituições. Ganhamos outras formações que incluem talentos como: Nena (baterista); Fanca, Jairo Starkey, Peixoto (cantores) Bach Freire( guitarrista) Izânio( contrabaixista); Cleivan Paiva(guitarrista);Joãozinho Barbicha(cantor);Paulo Hosback( baterista);Mano de Campina Grande(guitarrista e cantor);José de Heleno( saxofone);Xavier( contrabaixo); Castelo(bateria);José Augusto Maropo( guitarra), Jairo Starkey( percussão); Cacá Malaquias( saxofone);Joãozinho e Fanca(voclistas). 

CV

Somos testemunhas de um tempo, em que você tocou no Conjunto do grande maestro Hidelgardo Benício. Conte-nos sobre esta experiência, motivo de nossas lembranças e saudades.

HL

Quando em 1959 Hildelito Parente ingressou no Banco do Brasil, Hidelgardo convidou-me para substituí-lo. Aí convivi com novos e antigos companheiros, como os cantores Peixoto e José Flávio Teles, Haroldo (pistom); Wandir (contrabaixo); José dos Prazeres (ritmista); Tonico (bateria); o saudoso e talentoso Nélio Clayton Falcão (guitarrista).
Tenho fotos desta época. Fico lhes devendo!

CV

Durante a década de 60 e 70, você por vezes ausentou-se do Crato?

HL
Tive uma breve mais significativa passagem pela Banda UM, em Fortaleza (1980), e uma época em Maceió (86/87.) . Em 1988 voltei para o Crato, e aqui estou até os dias de hoje.

CV
Além de “Azes do Ritmo” e Hidelgardo e seu Conjunto, existiu alguma outra banda da qual você foi fundador e/ou participante?

HL

Em 1986 fundamos a Banda Magazine, de Juazeiro do Norte.Nesta oportunidade trabalhei com músicos talentosos,que ainda circulam entre nós, como Demontier( baterista)Toinho Pereira(contrabaixo); Paulo Lobo( trombone); Cabelo(pistom);Nivando(saxofone);Jairo Starkey(percussão) Aurílio , Leninha Sobreira e Célia( cantores).

CV

A data 14 de abril marcará historicamente sua vida de músico- Reconhecido talento!
Já pensou na formação da banda que fará agitar corpo e coração?
Será um encontro de gerações. Um repertório eclético e de fino gosto. Os caririenses estão com saudades de dançar, de ouvir a boa música de todos os tempos. O que nos diz desta programação?

HL

O Cariri merece um espaço para os músicos e amantes da música. É tão raro um evento aberto, quando os casais poderão voltar a dançar soltos, livremente, ou de “feição colada”(como nos velhos tempos...!).Faremos isso acontecer.
Fico no teclado/acordeom; Robson, Cleudo Soares e Neném (saxofone); Ítalo (pistom); Paulo Lobo e Ivanildo ( trombone); Jarbas(guitarra); Marcelo Randemarck( contrabaixo);Cássio(bateria); Toinho(percussão); Leninha,minha filha ,e Álvaro( cantores.)
Conto com algumas participações especiais que figuram como surpresa...!

CV

Algum agradecimento especial?

HL

Mestres musicais são todos meus companheiros de trabalho. Com todos aprendi muito!
Mestre, escola vida: meus pais, minha esposa, e alguns dos muitos professores. Estudei em quase todos os educandários do Crato... Era peralta!
Devo muito aos inesquecíveis:
Mons.Montenegro, PE.David Moreira, Alderico, José do Vale Feitosa, Hermógenes, Dr.José Newton, Dr.José Nilo, Vieirinha, Dona Maria Nilza, Ivone Pequeno, Lurdinha Esmeraldo, Dona Rute, Djacir, Anilda Arraes, Chiquinha Piancó, PE Gomes, Lúcia Madeira,Auzir, entre outros.

CV

Um apelido que deixou de ser público...

Um sonho a realizar...

HL
Apelido? "Hugo da macaca". Alguns colegas de escola lembram dessa história...
 
Compor uma orquestra com sustentabilidade.
O- orquestra
R- de ritmos
L- latinos
A-americanos
C- do Crato

ORLAC

CV

Hugo, conte com o nosso apoio e a nossa alegria.
Sucesso!
Que o seu sonho encontre os caminhos da realização!
Grande abraço, no Azul dos nossos sonhos!

Nenhum comentário: