por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Gilberto Milfont


Já foi João, antes de ganhar fama como cantor de músicas românticas. Agora, está perto dos 80 anos de idade. Ainda menino, no Ceará, começou a cantar no rádio, participando dos programas infantis da nascente "Ceará Rádio Clube", de Fortaleza. Eram os anos 30. Nessa época, eram muitos os meninos que, como êle, enveredavam pelo mundo artístico, alguns tornando-se tambem famosos, como os "Quatro Azes e um Curinga" e os "Vocalistas Tropicais".


João, o "Menino Prodígio", adolescente, teve que "dar um tempo" para a mudança da voz. Nos anos 40, fazia serestas, cantava em reuniões sociais até descobrir seu caminho - torna-se integrante do elenco da rádio, já nesse tempo altamente profissionalizada, contratando artistas famosos para temporadas, convidando grandes nomes para sua direção, entre estes Dermeval Costalima e Antonio Maria, que revolucionaram a parte artística da emissora. Um deles achou que o "João" que havia sido famoso quando criança, deveria ter outro nome, mais "artístico". Rebatizou-o de Gilberto. Como Gilberto, surgiu uma nova personalidade, uma nova "persona".

Por volta de 1946, viajou com os "Vocalistas Tropicais" para o Rio de Janeiro. Passagem só de ida. Era o Ita do Norte que partia de Fortaleza. Viagem de emoções, alimentada de sonhos.

No Rio, as dificuldades iniciais, as tentativas, as promessas, os contratos. Enfim, Gilberto Milfont estava com o pé na Rádio Nacional, à época, uma das maiores emissoras do mundo, dona de um elenco de astros e estrêlas que encantavam o Brasil. Gilberto Milfont integrou a primeira linha desse elenco. Cantou ao lado de Orlando Silva e Francisco Alves para só citar os dois, astros jamais igualados neste País, com quaisquer outros, em qualquer tempo.

Gilberto Milfont era um cantor romântico por excelência. No carnaval, contudo, era "o" intéprete carnavalesco. E era sempre bafejado pela sorte. Nesses anos dourados, quando as Escolas de Samba ainda não dominavam o carnaval, eram os cantores de rádio sobrepujavam, faziam a festa, disputavam a primazia, ganhavam concursos.

Muuitos de seus fãs ainda devem se lembra de "Um falso Amor", "Prá seu govêrno" e muitos outros sambas que eram cantados nas ruas por multidões, arrastadas por bandas instrumentais, indo e vindo pelas avenidas Rio Branco e Presidente Vargas. Era o sucesso no ar e na venda dos famosos 78 rpm (ainda não havia siquer o LP, agora obsoleto, substituido pelo CD).

Foram famosas, porém, as canções românticas como "Que será de ti", "Tu precisas de mim" ou "Senhora" um bolero que foi, no começo dos anos 50, uma verdadeira explosão, em todo o País.

O tempo passou. Ah! O TEMPO. Quão cruel. Irreversível. Inclemente! Surgiu a televisão, Gilberto Milfont deixou-se envolver pelas nuvens de esquecimento. Mesmo assim cantou diversas vezes na TV, principalmente em São Paulo, na época dos grandes "shows" musicais. Em meados dos anos 70 foi diretor musical do programa Flávio Cavalcanti, na TV Tupy.

Dos seus grandes momentos, ficaram mais de cem discos gravados, muitos que êle "desligado" como sempre foi, não lembra siquer que existem. Não chega a se interessar até mesmo pelas músicas que compôs, algumas gravadas por grandes cantores, como Dick Farney, Elizeth Cardoso e Emílio Santiago. Uma dessas músicas: "Esquece". Outra? "Meu Êrro".

GILBERTO MILFONT nasceu em Lavras da Mangabeira, no interior do Ceará, em 7 de novembro de 1922. Tem uma irmã gêmea, Maria. A Mariinha, que jamais teve afinidade com música. Tem outras duas irmãs e dois irmãos. Mais três outros, por parte de pai, que enviuvou e casou de novo. Era tabelião nas Lavras. (Dois outros irmãos, do primeiro casamento, morreram).

Gilberto ainda canta. Muito pouco, quando é solicitado para "shows". Vai sem muito interêsse. Mas vai. Ao cantar, ao ser aplaudido, sente-se recompensado. Afinal é um conforto para seu ego. É o que qualquer ser humano sente, com afagos dessa natureza.

GILBERTO MILFONT está aqui, com reproduções de alguns de seus sucessos. "Velhas Canções", copiadas sem qualquer artifício técnico. Apenas para relembrar... Apenas para dizer que seu nome não pode ser esquecido.





Texto de Fernando Milfont - Jornalista.

Nenhum comentário: