por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Dorothy Lamour, com amor te matei, sereia.....José do Vale Pinheiro Feitosa


Dorothy Lamour é uma das mais belas canções do Pessoal do Ceará. Composta por Petrúcio Maia e Fausto Nilo, ambos os conheci nos finais dos anos 60 no ambiente da faculdade de Arquitetura em face da resistência ao arraso que o AI5 nos fizera. O Petrúcio Maia veio ao Crato em 1967 para fazer contatos com os estudantes locais. O Joaquim deve lembrar-se dele: louro, com uma barba rala, magro, recurvado para frente e com um tipo muito desconfiado. O Fausto Nilo logo depois disso foi embora para Brasília onde começou uma das mais importantes carreiras de compositor, igualável em termos de número de gravações, da diversidade dos artistas que cantaram suas canções a Chico Buarque e Noel Rosa. Fausto Nilo fez parceria com um número enorme de músicos, especialmente nordestinos além de ter pertencido à era de ouro do Carnaval Baiano dos anos 70 e 80.

3 comentários:

socorro moreira disse...

Bem lembrados!
Bela canção.
Esse texto acordou outras canções, como Ausência, Lupiscínica, etc.

Gosto, respeito, os compositores citados.
Fausto Nilo alem de grande poeta tem um conhecimento absurdo da música popular brasileira.Conhecedor da obra inteira de grandes compositores como ele.

Aloísio disse...

José do Vale,

Grande lembrança!
Realmente Dorothy Lamour é uma grande obra, imortalizada na na voz de Ednardo.

Abraços
Aloísio

Stela disse...

Adoro essa música, desde que ouvi pela primeira vez. Faz tempo. Mas me dá vontade de dançar, de cantar, de ir ao cinema, de amar sempre as lindas canções.