por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



sexta-feira, 19 de agosto de 2011

A ROSA ESSENCIAL













A ROSA ESSENCIAL

A rosa domina o mundo.
As suas pétalas são de fogo e queimam
os meus olhos.
Paira entre a luz do azul e o verde
das folhas.

Vontade de comer a rosa.
Que as suas pétalas cresçam dentro do meu corpo.
Estou fora do tempo e levito
sobre o abismo.
Ah, aprisionar o tempo numa garrafa
e jogar a garrafa nas ondas revoltas
do mar.
Este é o tempo de amar, com urgência,
mas o tempo não existe.

Chega um cavalo e pasta a rosa,
mas a rosa não se consome jamais.
A rosa é eterna.

Chega a tartaruga
e leva a rosa no casco, como num trono.
A tartaruga sabe que o tempo não existe.

Deus paira sobre as águas, sobre
as espumas brancas, dançarinas, femininas.

Os pássaros chegam para o espetáculo
e me levam para o despenhadeiro
das águas da beleza, das águas com a dor
nos lábios, na ponta da língua.

Os pássaros me levam para junto de Deus.

A rosa domina o mundo.
A rosa em fogo.
A rosa que existiu antes do tempo.
A rosa que eliminou o tempo.




2 comentários:

socorro moreira disse...

Lindo!

Liduina Belchior disse...

José carlos,

Perfeita a rosa,
bárbaro o poema.

Abraços: Liduina