por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



domingo, 14 de agosto de 2011

Adeus ao grande Chico Passeata


Grande defensor do SUS, do serviço público e lutador das causas populares, Chico Passeata foi militante contra o regime militar e preso político durante a ditadura.

Do Portal Vermelho.

Faleceu na madrugada desta sexta-feira (12/08/11) o médico sanitarista, poeta, militante do PCdoB e ex-preso político: Francisco das Chagas Dias Monteiro (63). Chico Passeata não resistiu ao câncer. Ele estava internado há semanas no Instituto do Câncer do Ceará. Grande defensor do SUS, do serviço público e lutador das causas populares, Chico Passeata foi militante contra o regime militar e preso político durante a ditadura.

Carlos Augusto Diógenes (Patinhas), presidente estadual do PCdoB no Ceará lamenta a morte do amigo dos tempos de movimento estudantil e do camarada de Partido. “A partida de Chico Passeata será irreparável para a família, amigos e para nós que fizemos com ele o PCdoB”. Para Patinhas, as características principais de Chico Passeata eram a grande capacidade de fazer amigos e a sempre constante defesa pelos direitos do povo. “Nos conhecemos em1975. Ele como atuante estudante de Medicina e eu acadêmico da Engenharia. Já no movimento estudantil, Chico se mostrava ofensivo, com posição política clara e determinada”, recorda.

Segundo o dirigente comunista, o nome com o qual ficou conhecido deve-se à sua atuação política. “Chico Passeata tinha grande capacidade de aglutinar todas as forças políticas. Nos reencontramos depois da anistia e percebi que sua característica permanecia forte, desta vez em defesa do SUS e da categoria dos médicos”. Patinhas relembra com carinho do amigo. “Sua alegria será permanente. O PCdoB está de luto pela perda deste grande camarada, ele que dedicou sua vida à construção de um país mais justo, humano e solidário”.

Para o deputado federal Chico Lopes, contemporâneo de Chico Passeata, com quem compartilhou muitos momentos de luta, Monteiro foi, além de um exemplar militante do PCdoB, um amigo que jamais será esquecido. “Ele foi um bravo militante, um lutador das causas populares durante toda a vida, inclusive enfrentando prisões e tortura. Chico Passeata nunca mudou seu modo de ver a luta por uma nova sociedade, com uma vida melhor para as pessoas”, declarou Chico Lopes, emocionado pela perda do amigo. “Além de camarada, foi sempre um amigo das horas mais complicadas que às vezes nós temos que passar nessa vida. Sei que ele estava sofrendo muito, lutando para viver. Fico muito emocionado em lembrar de tudo o que passamos”.

“Chico era médico, poeta e lutador, um homem que amava seu povo”, definiu o secretário da Saúde, Arruda Bastos, ao lamentar a morte do amigo e colaborador. Chico tem um vasto currículo tanto como médico, sindicalista, conselheiro de saúde, como grande defensor da democracia e das lutas contra a ditadura militar de 64. Por sua destemida militância, acabou preso político no regime militar.

CAMINHO DA ESPERANÇA

Chico Passeata

siga,
de mãos dadas,
o caminho da esperança
busque a paz
no ritmo compassado
das batidas do coração
abra as portas
da tolerância,
abrace o entendimento
proteja a vida
(a sua e a do universo)
e ela te protegerá
já que nada
é tão bom
que não possa melhorar.

Nenhum comentário: