por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



quinta-feira, 21 de julho de 2011

SILVINO NETO- SILVINO NETO


Foi em 21 de julho de 1913 que ele nasceu na cidade de São Paulo e faleceu em 11 de junho de 1991, aqui no Rio, sem completar 78 anos.

Ele era um gênio. Criou o que muitos hoje fazem mas não dizem a fonte. Aquilo que Chacrinha dizia:"nada se cria, tudo se copia", é uma verdade sempre.

Seu nome : Silvério Silvino Neto, que ficou conhecido como SILVINO NETO. Ele imitava, em seus programas radiofônicos, figuras de nossa política, a tal ponto que ia sempre preso ao terminar seu programa, principalmente antes da Hora do Brasil quando, em plena era de Getúlio Vargas, dizia:"vem aí a hora do espeto". Apesar disso, Getúlio gostava das imitações e, muitas vezes, mandava prendê-lo para que ele o imitasse frente a frente.
Foi também um dos pioneiros a fazer vários personagens sozinho, como a Pimpinela, Seu Acácio e Anestésio. Era a "Pensão da Pimpinela", era "Pimpinela, Anestésio e o Telefone" e outros programas de imitações.
Marcou sua presença atuando no rádio, como humorista, mas também como compositor. Foi o primeiro a comemorar o dia dos namorados com a bonita "Valsa dos Namorados", gravada por Francisco Alves e, depois, por Carlos Galhardo.
De sua autoria, Orlando Silva gravou "Uma Saudade a Mais, Uma Esperança a Menos", como gravou:

CIDADE BRINQUEDO
Autor Silvino Neto
Gravado por Orlando Silva

O Cristo Redentor é uma medalha pequenina
No rosário imenso da colina.
Bonecas delicadas quase todas moreninhas
Adornam suas ruas qual um bando de andorinhas.

Rio és pequeno para os olhos meus,
Olhos, que veneram os encantos teus
Adoro o teu céu da cor do anil
És a cidade brinquedo
Do bazar do meu Brasil.

Silvino Neto escreveu umas bonitas "Cartas Coloridas", que falam de amor", criadas por Carlos Galhardo. Mas antes de tudo ele disse que o "Adeus, são cinco letras que choram".
06:06 (7 horas atrás)
Norma
SILVINO NETO -2-
CINCO LETRAS QUE CHORAM
Autor: Silvino Neto
Gravada originalmente por Francisco Alves

Adeus, adeus,adeus...
Cinco letras que choram
Num soluço de dor.
Adeus, adeus, adeus...
É como o fim de uma estrada,
Cortando a encruzilhada,
Sonho final de um romance de amor.

Quem parte tem os olhos rasos d’água,
Ao sentir a grande mágoa,
Por se despedir de alguém;
Quem fica, também fica chorando
Com o coração penando
Querendo partir também”


Quero destacar ainda que Silvino Neto é pai do ator Paulo Silvino e avô de mais dois atores: Flávio Silvino e João Paulo Silvino. É uma família de artistas, mas Silvério Silvino Neto era um ator completo, o que não acontece com seu filho e netos..
NORMA

Nenhum comentário: