por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



quinta-feira, 28 de julho de 2011

O agricultor e o meio ambiente - Por José de Arimatéa dos Santos

O agricultor tem uma importância muito grande na sociedade em que vivemos. É o homem do campo que põe literalmente a comida na mesa de todos os brasileiros e por incrível que pareça muitas vezes nem é lembrado. É um trabalhador pouco valorizado. O agricultor levanta cedo para tirar leite, cuidar dos animais, de seu roçado e procura manter em bom estado seu sítio, chácara ou fazenda.
Muito agricultor ainda luta, através dos movimentos de sem terra, por uma reforma agrária que possa dar condições a todo agricultor ter seu pedaço de chão para produzir e criar seus filhos de forma digna e feliz. Dessa maneira o agricultor ajuda no desenvolvimento do país e na fixação de boa parte da população na zona rural.
Os governos precisam dar melhores condições para o agricultor quanto a energia, boas estradas e melhores preços para seus produtos. Assim a fixação do homem e da mulher do campo ficará mais consolidada e diminuirá o inchaço populacional nas cidades.
O agricultor verdadeiro é um agente ecológico por natureza, pois suas práticas em relação ao meio ambiente são de defesa e preservação da vida. Elogio aquele que pratica a chamada "agricultura orgânica" e tem a preocupação com o cuidado com as margens de rios e proteção de nascentes. Ou então o agricultor que sabe dosar o uso de agrotóxico de maneira responsável e muito cuidadosa. Ao praticar uma agricultura sustentável o agricultor está a defender a natureza e consequentemente a produção de alimentos mais saudáveis e limpos para toda a população.
Fotos: José de Arimatéa dos Santos

Nenhum comentário: