por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



segunda-feira, 27 de junho de 2011

Tofu ( queijo de soja)


ingredientes

* 3 xícaras (chá) de grãos crus de soja (de molho de um dia para outro)
* 1,75 ml de água quente (para bater no liquidificador)
* 1 colher (sobremesa) de sal
* Coalhos: 3 alternativas, todas diluídas em 1/2 xícara (chá) de água:
* 2 colheres (sopa) suco de limão, 1/2 xícara (chá) de vinagre ou 1 colher (sopa) de sal amargo (cloreto de magnésio)

modo de preparo

Escorra a água da soja e bata no liquidificador com os 1,75 ml de água quente, colocando-a sempre aos poucos. Retire do liquidificador, passe pela peneira para extrair o leite de soja e depois passe o leite pelo pano fino (tipo fralda ou algodão).

Leve para uma panela, em fogo baixo, até levantar fervura e deixe por 15 minutos. Mexa sempre para não grudar no fundo. Desligue o fogo, coloque o sal e um dos coalhos desejados (limão, vinagre ou sal amargo). Deixe descansar por 15 minutos. Passe novamente pelo saco de pano fino e deixe escorrer.

A massa que formar dentro do saco deve ser colocada dentro de forminhas próprias para queijo ou forminhas furadas. Pressione bem e deixe um peso sobre o tofu. Leve à geladeira de um dia para outro. Retire o peso, tire da fôrma e sirva.

maisvocê

Nenhum comentário: