por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



sexta-feira, 10 de junho de 2011

João Gilberto



João Gilberto Prado Pereira de Oliveira (Juazeiro, 10 de junho de 1931) é um músico brasileiro, considerado o criador do ritmo bossa nova.


Nascido na Bahia, na cidade sertaneja de Juazeiro, João ganhou um violão aos 14 anos de idade, e, desde então, jamais o largou. Na década de 1940, adorava escutar de Duke Ellington e Tommy Dorsey até Dorival Caymmi e Dalva de Oliveira. Aos 18 anos decide se mudar para Salvador com intenção de ser cantor de rádio e crooner. Em seguida, foi para o Rio de Janeiro, em 1950, e teve algum sucesso cantando no grupo Garotos da Lua. Entretanto, foi posto para fora da banda por indisciplina, passando alguns anos numa existência marginal, ainda que obcecado com a ideia de criar uma nova forma de expressar-se com o violão. Seu esforço finalmente foi recompensado e, após conhecer Tom Jobim - pianista acostumado à música clássica e também compositor, influenciado pela música norte-americana da época (principalmente o jazz) - e um grupo de estudantes universitários de classe média, também músicos, lançaram o movimento que ficou conhecido por bossa nova.

wikipédia



*Já fui enamorada por João Gilberto.
Já senti o prazer de ouvi-lo tocar só para mim.Presente da vida.

A mesma emoção, hoje desfruto, quando escuto Abidoral, Pachelly, Ulisses, Nicodemos, Zivaldo, Nonato Luis, Cleivan, etc,etc...- os músicos do Ceará e do Cariri.

Mas, como negar que me belisquei ouvindo João Gilberto?

Continuo tiete desse baiano. Para mim um dos seus melhores trabalhos  foi o disco "Amoroso" - um primor!  
Recomendo qualquer música cantada pelo João. É muito bom ouvi-lo, em qualquer lugar ou dentro da nossa realidade doméstica. Ele é mesmo impecável! E, nem tanto "estranho", como dizem por aí.É músico... É humano!

(socorro moreira)
 


Nenhum comentário: