por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



terça-feira, 3 de maio de 2011

Os quadros mais caros do mundo...


A maioria dos quadros mais famosos do mundo pertencem a museus, que raramente os vendem. É por isso que este preço é simbólico e representa o último valor pelo que foi adquirido. Se um quadro, como por exemplo a Mona Lisa, estivesse disponível, seria vendido sem sombra de dúvidas por qualquer cifra maior que as indicadas nesta lista. No Livro Guinness de Recordes aparece que a Mona Lisa tem o seguro com maior valor de toda a história da pintura. Foi taxado em mais de 100 milhões de dólares em 14 de dezembro de 1962, antes que o quadro percorresse os Estados Unidos durante alguns meses. Tendo em conta a inflação, o valor aproximado do quadro seria em 2007 de aproximadamente 670 milhões de dólares.
A lista dos maiores preços pagos em leilão (tendo em conta a inflação desde a compra):


* Garçon à la pipe (Pablo Picasso), por 104,1 milhões de dólares em 2004 (valor atual: 107 milhões de dólares).
  • Valor posteriormente ultrapassado.



O magnata nova-iorquino da indústria da cosmética, Ronald Lauder, adquiriu por um preço recorde o famoso retrato de Adele Bloch-Bauer, pintado por Gustav Klimt em 1907.

“Este é o quadro mais caro de sempre a ser vendido”, disse Steven Thomas, advogado da parte vendedora que não avançou qual o preço. Segundo o jornal “New York Times”, Lauder terá oferecido 135 milhões de dólares (cerca de 106 milhões de euros).

Até ao momento, preço mais elevado atingido por um quadro tinha sido de 104,1 milhões de dólares (82 milhões de euros) por um Picasso de 1905, em leilão em 2004, na Sotheby’s.



Quadro N.º 5 do ano 1948 de Jackson Pollock, aproximadamente 110 milhões de euros (140 milhões de dolares).

wikipédia

Nenhum comentário: