por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



domingo, 13 de março de 2011

INTELIGÊNCIA CONSTROI BOMBA, SABADORIA DESARMA - Por Ulisses Germano


I
Os olhos do mundo
Estão voltados para o Japão
Que terá de provar
Mais uma vez
Que é capaz de superar
Mais uma crise
Que ira influenciar
Todo o planeta
No sentido de repensar
De forma mais séria
E responsável
O futuro de nossa espécie

II
Tomara que não surja
Nenhum líder proclamando
A superioridade de uma raça ou nãção
Ou até mesmo proclamando
a proprieda suprema de Deus
Tomara que a revolução
Seja humana, desprendida 
Ao máximo do egoísmo
E apaixonadamente atrelada
A sabedoria de desarmar 
De vez para sempre
As armas nucleares

Ulisses Germano
Crato, 13/03/2011


COMENTÁRIO


                 "O Buda nascido no Japão, Nitiren Daishonin, em sua Carta de Sado escreveu: "É da natureza dos animais ameaçar os fracos e temer os fortes. Nossos eruditos contemporâneos das várias escolas são exatamente assim. Despresam um sábio sem poder e temem os governantes malígnos." Este texto, escrito na idade média, continua sendo atual. Acontece que nos mortais comuns ainda não abrimos nossas mentes para uma Lei que rege todo o universo. Definitivamente: Deus não castiga ninguem, nós é que nos castigamos quando tentamos sobrepor nossas leis a uma Lei Suprema. Einstein  declarou certa vez que "Deus é a Lei e o Legislador do Universo".  Creio que se ele estiivesse vivo entre nós neste início de século , talvez fosse a imprensa mundial esclarecer a dimensão do perigo para a vida na Terra do vazamento de reatores nucleares.           
               O que eu sei daqui de minha aldeia, é que em Santa Catarina ventos acima dos 150 quilômetros por hora qualificaram a presença do primeiro furacão a atingir o Brasil, e que no Rio de Janeiro famílias inteiras desapareram e agora no Japão a constatação de que a bola de neve vem aumentando é visível. Muitos assistem a tudo isso no conforto de suas casas, apreciando um suco ou comendo um sanduiche. Tudo bem, o cheiro da morte não aparece na tela. O que sei daqui da minha aldeia, é que as Cartas Geograficas estão sendo modificadas. O início de uma nova Gondwana? Tecnologicamente, somos o máximo! Espiritualmente ainda somos crianças boiando no Universo. Mais uma vez devo recorrer a Einstein que deixou escrito em sua carta a Maurice Solovine (1921): "(...) ainda que os domínios da religião e da Ciência estejam, por si mesmos, nitidamente demarcados, existem contudo, entre ambos, fortes relações e dependências recíprocas. Embora seja a religião que determine o objetivo final, foi com a Ciência, contudo, que ela aprendeu, em semtido lato (amplo), quais os melhores meios que haverão de contribuir para alcançar os objetivos visados. Mas a Ciência só pode ser criada por aqueles que estão totalmente imbuídos da aspiração pela verdade e pelo entendimento. Esta fonte de sentimento, contudo, nasce da esfera da religão. A ela também pertence a fé na possibilidade de que os regulamentos válidos para o mundo da existência sejam racionais, isto é, compreensíveis à razão. NÃO POSSO CONCEBER UM VERDADEIROS CIENTISTA SEM ESSA FÉ PROFUNDA. A situação pode ser expressa por uma imagem: A CIÊNCIA SEM RELIGIÃO É ALEIJADA, A RELIGIÃO SEM CIẼNCIA É CEGA".  


Um comentário:

socorro moreira disse...

Ciência e Religião caminham juntas !