por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



sexta-feira, 18 de março de 2011

ALCEBÍADES BARCELOS- Por Norma Hauer



Ele nasceu em Niterói no dia 25 de julho de 1902 e faleceu em 18 de março de 1975.

Já aos seis anos veio com sua família para o Rio indo residir no Estácio onde viveu a maior parte de sua vida.

Exerceu o ofício de sapateiro até incorporar-se aos sambistas do Estácio, dentre eles Ismael Silva, Brancura, Baiaco e, depois, Benedito Lacerda. À exceção de Benedito, os sambistas do Estácio fundaram, em 1928, a primeira escola de samba, dando-lhe o nome de "Deixa Falar".

Já nesse mesmo ano, teve sua primeira composição ("A Malandragem") gravada por Francisco Alves, que fez constar da etiqueta do disco apenas seu nome como autor, o que ele não era

. Francisco Alves procurava os compositores do morro, como Ismael Silva e, neste caso, Alcebíades Barcelos propondo gravar seus sambas, participando como co-autor. No caso de "A Malandragem" o nome de Alcebíades Barcelos só constou da partitura musical. Eles aceitavam porque Chico Alves já era um nome conhecido, com várias gravações, e o pessoal dos morros não teria oportunidade de gravar naquela época.

Em 1932 a "Deixa Falar" desfilou pela primeira vez no carnaval com suas músicas "O Meu Segredo" e "Rir para não chorar".
Em 1934 já existiam outras escolas e Alcebíades Barcelos passou a desfilar pela "Recreio de Ramos".

Foi nesse ano que sua primeira música com Armando Marçal, formando a dupla Bide-Marçal "estourou" no carnaval e ainda hoje é conhecida, tendo sido regravada por vários intérpretes: 'AGORA É CINZA".
Foi Alcebíades Barcelos quem "descobriu" Ataúlfo Alves, com ele compondo"Você não sabe, Amor", uma das primeiras gravações de Carlos Galhardo.

A dupla Bide e Marçal gravou com todos os cantores da fase de ouro do rádio, como Galhardo, Francisco Alves, Orlando Silva, Sílvio Caldas, Mário Reis...
Compôs, normalmente, até o início dos anos 60, quando se aposentou, afastando-se de suas atividades. Em 1967 deu um depoimento no Museu da Imagem e do Som, registrando sua passagem por nossa música.

AGORA É CINZA


Autores:Alcebíades Barcelos e Armando Marçal

Gravação original de Mário Reis.


Você partiu, saudade me deixou

Eu chorei.

O nosso amor foi uma chama

Que o sopro do passado desfaz,

Agora é cinza

Tudo acabado e nada mais.


Você partiu de madrugada

E não me disse nada

Isso não se faz.

Me deixou cheio de saudade e paixão

Eu me conformo com a sua ingratidão.


Agora, desfeito o nosso amor

Eu vou chorar de dor

Não posso esquecer.

Vou viver distante de seus olhos, oh querida

Não me deu um adeus por despedida.


Mais uma letra de Alcebíades Barcelos:


O PALHAÇO O QUE É?

Gravação de Carlos Galhardo para o carnaval de 1937


O palhaço está na rua e vem anunciar

Que o Rei Momo já chegou

E é hora de brincar

Este ano vamos ter variedade

Vai ser um barulho na cidade


Hoje tem marmelada?

Tem sim senhor.

Hoje tem goiabada?

Tem sim senhor.

O palhaço o que é?

É ladrão de mulher.


Apesar de ter conhecido grandes sucessos em sua carreira , em 1973 deixou o Estácio, vindo a falecer dois anos depois, no dia 18 de matço de 1975, cego e paralítico.


Norma

Nenhum comentário: