por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Sobre o homem simples : Zé de Zumba - Por Altina Siebra




Acabo de saber do falecimento de Zé de Zumba.
Em Crato, cada pessoa que se vai, cada instituição fechada ou transferida para outra cidade, cada imóvel centenário demolido, cada rua descaracterizada, corroi meu coração e alma.
Zé de Zumba faz parte de minhas lembranças de infância e adolescência, nos anos 50 e 60. Ele não passou despercebido por muitos de nossa geração.
Nascida e criada na Praça da Sé, fazendo parte da "Cruzadinha", participando das atividades religiosas na Sé Catedral, via aquela figura magra, humilde, atraída, exercendo com atenção e esmero o seu oficio, ora de "coroinha" ajudando nos ritos da missa, ora badalando os sinos da matriz, a fim de chamar os fiéis para as orações ou anunciando um enterro que passava.
Testemunhei, nos anos que vivi em Crato, o seu vai e vem levando e trazendo os materiais para construção de altares , andores e palanques nas festas de Maio, da Padroeira e nas celebrações da Semana Santa.
Foi uma vida inteira de dedicação à Diocese. Nunca conversei com ele, mas, certamente, muito além de seu trabalho braçal, de seu interior transbordavam experiências e lições a serem seguidas.
Meu pesar aos seus familiares. Que Deus o tenha. Que os anjos, arcanjos, querubins e serafins o recebam entoando louvores e hinos, tão conhecidos do seu cotidiano.


Altina Siebra P. Barreto

* Altina Siebra viveu conosco a geração jovem dos anos 60.
Gostaria que ela conversasse mais aqui, no "azulsonhado", lembrando as nossas histórias com seus personagens inesquecíveis, e trocando informações atuais. 
Quem conhece "Tininha", com certeza, guarda-lhe o mesmo carinho!

Bem-vinda, querida !

Um comentário:

socorro moreira disse...

Suas lembranças são nossas !

Obrigada pela participação sensível , neste espaço ,que pretende reunir amigos novos e antigos.

Um abraço carinhoso, amiga !