por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Roberto Paiva- Por Norma Hauer



PATRÃO, O TREM ATRASOU...

Ele nasceu aqui no Rio de Janeiro, em 8 de fevereiro de 1921. Completa hoje 90 anos, ainda firme e se apresentando em shows e em programas especiais de rádio.

Seu nome artístico ROBERTO PAIVA, seu nome verdadeiro: Helim Silveira Neves, com esse nome jamais venceria no meio artístico.


Ainda estudante do Colégio Pedro II, apresentou-se na Rádio Clube Fluminense, de Niterói. Barbosa Júnior, ouvindo-o, levou para seu programa Picolino, na Rádio Mayrink Veiga.


Em 1938, gravou "Jardim de Flores Raras", de Nonô e Francisco Matoso, marcando seu primeiro sucesso.

No carnaval de 1939 gravou, de Dunga, "Falso Amor", que também obteve sucesso, mas foi no carnaval de 1941 que "estourou" com "O Trem Atrasou", de Estanislau Silva, Artur Vilarinho e Paquito.


"Patrão, o trem atrasou,

Por isso estou chegando agora.

Trago aqui o memorando da Central

O trem atrasou meia-hora.

O senhor não tem razão,

Para me mandar embora".


De Geraldo Pereira gravou "Lembras daquela Zinha?", mas não aceitou gravar "Falsa Baiana", o maior sucesso de Geraldo Pereira; em 1945 lançou, de Roberto Martins e Mário Lago "Leva Meu Coração".


O que poucos sabem é que Roberto Paiva foi o primeiro a gravar e lançar, "Se Todos Fossem Iguais a Você";"Orfeu da Conceição";"Lamento no Morro" e "Maria da Graça", todas da dupla Tom Jobim e Vinícius de Moraes. E mais: que na época Tom o procurava para lançar suas músicas.


Também foi Roberto Paiva quem primeiro gravou, de Luiz Vieira, "Menino de Braçanâ", quando outros cantores a rejeitaram.

Em 1974 gravou um LP com as músicas que fizeram parte da polêmica entre Noël Rosa e Wilson Batista: "Rapaz Folgado"; "Palpite Infeliz"; "Feitiço da Vila"; “João Ninguém" e "Eu Vou P'ra Vila".


Em 2000 fez parte do CD "A Música Brasileira deste Século por seus Cantores e Intérpretes".


Desde 2001 vem-se apresentando no carnaval da Cinelândia, comandado por Osmar Frazão, também aniversariante desta data.

Este ano ele deverá estar lá.

Norma

Nenhum comentário: