por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

"Pedra Azul" - Domingos Martins ES

Localizado no município de Domingos Martins, no estado do Espírito Santo, o Parque Estadual da Pedra Azul foi criado na década de 1990 com o intuito de proteger o seu rico conjunto de belezas naturais. O destaque vai para a Pedra Azul, que pode ser vista da BR-262, e da Pedra do Lagarto, formação de granito e gnaisse que fica a 1882 metros de altura.
Pedra Azul é um lugar para ser apreciado sem pressas. A natureza foi generosa com a região, de clima ameno e paisagens exuberantes. A montanha, que é o principal cartão postal de Domingos Martins, muda de cor de acordo com a posição do sol. Como se não bastassem as formações rochosas exóticas, a localidade ainda conta com uma variada quantidade de espécies vegetais e animais que enchem os olhos dos visitantes mais observadores.

Na fauna local, destacam-se espécies como o macaco-prego, o tatu, o tamanduá-de-colete, a jaguatirica, o tucano, a araponga, o veado-catingueiro, o mão-pelada, o trinca-ferro e o sabiá; além de animais ameaçados de extinção como o sagui-da-serra, a onça-pintada e o barbado. A flora predominante na área do parque inclui a vegetação rupestre – que se desenvolve sobre as pedras –, e a Floresta Ombrófila Antimontana – matas influenciadas pelo alto regime das chuvas, localizadas acima dos 1500 metros de altitude.

Destacam-se as orquídeas, as bromélias, os ingás, os cedros, as cássias, os ipês, as canjeranas, e vários tipos de canela. O parque possui três trilhos abertos ao público: Trilho do Lagarto, Trilho das Piscinas e Trilho da Pedra Azul.

O acesso é controlado pelo IDAF - Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do estado do Espírito Santo. As visitas são feitas em grupos de pessoas, acompanhadas por guias e guardas florestais do próprio Parque. Conhecida como a cidade do verde, Domingos Martins é o município mais badalado da serra capixaba. A combinação das belezas do parque, da hospitalidade do povo e da arquitectura colonial confere um encanto especial à região, colonizada por imigrantes alemães e italianos.

Informação básica Clima
O clima da região é o tropical de altitude. A temperatura média anual gira em torno dos 18º C, com máximas de 28º C e mínimas de 8º C.

Imagens
Google Imagem


http://www.ferias.tur.br/informacoes/10277/pedra-azul-es.html

Nenhum comentário: