por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



domingo, 6 de fevereiro de 2011

Dona Zica





Dona Zica, pseudônimo de Euzébia Silva do Nascimento (6 de fevereiro de 1913 - 22 de janeiro de 2003), sambista da velha guarda da Estação Primeira de Mangueira, foi a última mulher do sambista Cartola. Foi um grande símbolo do carnaval carioca. Participou da novela Xica da Silva. Sua biografia foi escrita pela escritora pernambucana Odacy de Brito Silva. Dona Zica, morreu aos 89 anos de problemas cardiovasculares, é figura inesquecível na história da nossa música.

Era bastante amiga de Dona Neuma, outra grande personalidade da Mangueira.

Dona Zica já tinha mais de 40 anos de idade quando se casou com Cartola (Angenor de Oliveira), em 1954. Eles se conheciam desde jovens mas nunca haviam namorado. Zica casou-se com 19 anos com seu primeiro marido, teve seis filhos, um adotivo. Ficou viúva duas décadas depois. Cartola também se casara, porém não tivera filhos,era estéril,enviuvara, vivera mais de 10 anos longe da Mangueira. Um dia, voltou e começou a querer namorar a Zica. Casaram-se e viveram juntos 26 anos, até a morte dele, em 1980.

A escola de samba da Mangueira foi fundada em 1928, sendo a segunda escola da história do Rio, fusão de cinco blocos carnavalescos.

wikipédia


Nenhum comentário: