por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Discurso de posse no cargo de Defensora Pública no Estado de São Paulo* – por Alexandra Pinheiro de Castro















Hoje, tomamos posse como Defensores Públicos do Estado de São Paulo.
Esta é, ao mesmo tempo, a data que consolida a realização de inúmeros sonhos e que inaugura novos ciclos de deveres e responsabilidades. A partir de hoje, os sonhos de sermos Defensores Públicos cederão à responsabilidade de fazermos parte de uma instituição que deve ser socialmente transformadora.
A Defensoria Pública do Estado de São Paulo está incumbida, não só de representar, judicialmente, pessoas necessitadas, mas de promover, no Estado mais populoso do pais, a ampla defesa dos seus direitos fundamentais, tutelando uma infindável gama de direitos individuais, sociais, econômicos e culturais. Em São Paulo, estado que abriga milhões de cidadãos, são muitos os que podem ser considerados juridicamente hipossuficientes e que, um dia, necessitarão de auxilio para garantir desses direitos. Assim, os nossos compromissos poderão e deverão a partir de agora, refletir nas vidas de boa parte das pessoas que vivem aqui. Com isso, os sonhos realizados hoje terão o potencial de modificar incontáveis historias.
A mesma Constituição Federal que incumbiu à Defensoria Pública a orientação jurídica e a defesa, em todos os âmbitos, dos necessitados, cristalizou como objetivos da Republica, a construção de uma sociedade justa, livre e solidária, a erradicação da pobreza, a redução das desigualdades sociais e regionais e a promoção do bem de todos, sem preconceitos ou discriminação. Agora, como novos membros da Defensoria Publica do estado de São Paulo, deveremos atuar para a concretização desses objetivos, sem nos esquecermos de que serão esses, justamente, os pilares da nossa atuação.
A responsabilidade que temos diante de nós é grandiosa e seremos, talvez a única ou última esperança de milhares de pessoas, mas para lembrar Drumond, nós, novos Defensores Públicos de São Paulo, temos mãos, muitos ideais e o sentimento do mundo e, com isso, tomamos, hoje, com muito orgulho, parte na Defensoria Pública do Estado de São Paulo.
Por fim, gostaria, em nome de todos os ingressantes, de agradecer a nossos pais e demais familiares, não só o apoio no período inconstante que antecedeu a aprovação no difícil concurso de ingresso nesta carreira, mas por terem nos transmitido, ainda que sem perceber, as ideias, princípios e valores que nos fizeram escolher a carreira de Defensor Público e optar dentre outras tão brilhantes carreiras jurídicas, por aquela que se dedica aos que mais necessitam.
Obrigada!

*Classificada em 1º lugar entre 60.000 candidatos.
Alexandra é neta de dona Almina Arraes de Alencar, filha de Maria Amélia Pinheiro de Castro.



2 comentários:

socorro moreira disse...

Parabéns, Alexandra !
Este espaço tem vínculos afetivos, fortíssimos ,com as suas raízes.
Abraços em todos.

Estou precisando do e-mail de Maria Amélia.

Quem me socorre?

Stela disse...

Socorro, já mandei o endereço de Mélia, via email.