por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Cauby Peixoto - Por Norma Hauer






“Conceição, eu me lembro muito bem...”

Foi no dia 10 de fevereiro de 1931 que nasceu, no bairro de Santa Rosa, em Niterói, Cauby Peixoto Barros, que ficou conhecido na música popular como CAUBY PEIXOTO, sobrinho de um grande pianista da Rádio Mayrink Veiga, de nome Romualdo Peixoto, conhecido como NONÔ e primo de outro artista da Mayrink Veiga: Ciro Monteiro.
Além desses que o antecederam na música , ainda tem um irmão pianista (Moacyr Peixoto) e um trompetista (Araken Peixoto).
Antes de se dedicar, profissionalmente, como cantor, fez parte do coro da Igreja do Colégio Salesiano de Niterói.
Foi no início da década de 50 que deu início a sua carreira,, apresentando=se em programas de calouros, sendo aprovado, depois passou a “crooner” em boate então em moda aqui no Rio de Janeiro. Cantava em inglês e em português, sendo que seu primeiro grande sucesso foi o fox “Blue Gardênia” cantado no originalk e na versão em português.
Teve uma fase em que se apresentava na Rádio Mauá, então funcionando no antigo prédio do Ministério do Trabalho e, quando deixava os estúdios, à tarde, era perseguido por um grupo de fãs que faziam verdadeira algazarra nas ruas do Castelo.
Seu primeiro LP, em 1955, teve exatamente o nome de “Blue Gardênia”.
Nesse ano recebeu um disco de ouro, que lhe foi entregue no Golden Room do Copacabana Pálace, então em grande moda.

Dentre suas centenas de gravações, dois sambas foram seu carro –chefe; “Nono Mandamento” e “Conceição” de Nelson Souto.
Em qualquer “show”onde ele se apresenta é “obrigado” a cantar. “Conceição”.

Atualmente, reside em São Paulo e todos os sábados apresenta-se no Bar Brahma.

E lá comemorará seus 80 anos completados hoje.


Norma

Nenhum comentário: