por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Frazão - Por Norma Hauer

NÓS QUEREMOS UMA VALSA

Erastótenes Frazão, ou simplesmente FRAZÃO, nasceu no dia 17 de janeiro de 1901.

Teve uma passagem pelo famoso Programa Casé, então na Rádio Philips e atuou em outras emissoras (Educadora e Guanabara);

Mas seu forte foram suas composições, uma vez que aos 12 anos já se iniciara na música, tocando flauta..Assim, em 1934 teve uma marcha, feita em parceria com Nassar, de nome “Coração Ingrato”, gravada por Sílvio Caldas.. No ano seguinte, ainda tendo Nássara como parceiro, gravou , com Francisco Alves “A.M. E. I” e com Araci de Almeida”Dono do Meu Afeto”.
Em 1939, sua marcha em parceria mais uma vez com Nássara ganhou o concurso de músicas carnavalescas então realizado pela Prefeitura do Distrito Federal com a marcha “Florisbela”, que venceu “Jardineira”, de Benedito Lacerda e Humberto Porto.
Sílvio, em seus “shows” confessava que houve “marmelada” nesse concurso, que seria ganho por “Jardineira” (sucesso na época e ainda hoje).
Esses concursos da PDF eram realizados na Feira de Amostras, que anualmente funcionava no Castelo e o público é quem dava seus votos para as marchas ou sambas compostos para o carnaval seguinte..
Sílvio contava que o compositor e boxeador Rubens Soares ficava na porta de entrada da Feira e exigia que o voto fosse dado para “Florisbela”.
Orlando Silva, que gravara “Jardineira” ficou aborrecido, mas como “brigar” com Rubens Soares?

Em 1941, ainda com Nássara (seu maior parceiro) compôs uma valsa para o carnaval: “Nós Queremos Uma Valsa”.
Quem a gravou? Obviamente Carlos Galhardo.

"NÓS QUEREMOS UMA VALSA”

Antigamente uma valsa de roda
Era de fato requinte da moda...
Já não se dança uma valsa hoje em dia
Com o mesmo gosto ou com tanta alegria
Mas se a valsa morrer
Que saudade que a gente vai ter.

Nós queremos uma valsa
Uma valsa para dançar .
Uma valsa que fale de amores
Como aquela dos Patinadores.
“Vem meu amor,
Vem meu Amor”
Num passinho de valsa
Que vem e que vai.
Mamãe quer dançar com papai.
Continuou compondo e em 1946, destacou-se com a "Marcha dos Gafanhotos, em parceria com Roberto Martins gravada por Albertinho Fortuna
. Além de “Gafanhoto” e ainda com Roberto Martins, compôs o “Cordão dos Puxa-Sacos”, para as vozes dos “Anjos do Inferno” e, com Benedito Lacerda, “Lero-Lero”, gravado por Orlando Silva. Todas obtiveram sucesso.

Ainda com seu parceiro mais constante (Nássara) compôs:
"Acredite quem Quiser", gravação de Dircinha Batista

"Acredite quem quiser.
Não existe invenção mais bela.
O homem fala, fala, da mulher
Mas não pode passar sem ela..."

Em 1950, em parceria com Jorge Faraj e na voz de Nelson Gonçalves foi gravado o samba “A Beleza de Teus Olhos” e, por Camélia Alves, ainda com Roberto Martins, “Salve a Orquestra”.
Depois de 1955 passou a dedicar-se à UBC, em defesa dos direitos autorais e em 1969 fez seu depoimento para o Museu da Imagem e do Som.

Erastótenes Frazão faleceu em 17 de abril de 1977, aqui no Rio, aos 76 anos.
Norma

Nenhum comentário: