por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Ética e Postura (Reflexão) Liduina Belchior.

Estive pensando e penso sempre, como é infinita a beleza da pessoa ética. Aproveito para pedir desculpas a humanidade pelas vezes que por ventura faltei com essa virtude. Conceituando a palavra segundo pesquisa em dicionário, ética vem do grego "ethos" que significa analógicamente modo de ser ou caráter enquanto forma de valores que orientam pessoas e sociedades. Uma pessoa é ética quando se orienta por princípios e convicções levando-a a possuir bom caráter, boa índole.

Na minha opinião, o ser humano ético é aquele que é tolerante com o outro, fiscal de si mesmo, não perde o eixo nem as "rédeas" do seu comportamento, não é arrogante, não está sempre a se auto elogiar, reconhece a potencialidade dos outros, não cultiva a prática da bajulação e percebe no próximo a sua superioridade. Ser ético é ainda possuir a função das raízes "que embora escondidas, sustentam a vida, a beleza e os frutos da árvore". Ser ético é transcender, não querer ultrapassar as pessoas, superar as falhas... Enfim ser ético é exercitar virtudes; elas nos "libertam da ansiedade e do medo, por conseguinte nos livra da perplexidade", segundo autor desconhecido.
E para atingir esse estágio de plenitude, é necessário passar por um processo gradual mas incisivo de construção e ou reforma na performance da personalidade.

VIVA O RESPEITO HUMANO!

11 comentários:

Elaine Barnes disse...

Muito bom o texto. Sempre falo de ética,pois hoje nem na venda de imóveis ela existe mais. Agora quem der mais leva e sua proposta não é nada. Bacan viu! Montão de bjs e abraços

Elaine Barnes disse...

ah! Abraços e bjs pra Bauru também!

tatiana disse...

Bravo Lidu, voce sempre com belos texto. Falou de voce mesma. Parabens

socorro moreira disse...

Grande texto Lidu!
Vou reler, reler... Precisamos nos ligar nesta consciência.


Abraços.
Abraços, Tati... Tô feliz por ti!

Liduina Belchior disse...

Obrigada pelos comentários Tati, Socorro e Elaine Barnes (muito prazer em conhecê-la). E ao mesmo tempo convido a Elaine para participar da nossa Roda de Amigos.

Milhões de beijos: Liduina.

Corujinha Baiana disse...

Liduína, o seu texto é de uma importância sem limites.Gostaria de tê-lo escrito.

Ética - atitude fundamental no relacionamento do ser humano,seja na profissão,não criticando os colegas, não falando de ex-Chefes ou ex-Empresas...no consultório médico,não criticando o colega do outro ,e até nesse imenso e traiçoeiro mundo virtual que é a Internet.

Enfim, resumindo, ser ético é tudo isso que você expôs no seu texto.

Parabéns, amiga, e sejamos éticos !

Beijo
Corujinha

Liduina Belchior disse...

Obrigada Corujinha.

Sejamos éticos, sim!
E sim mais uma vez, ao Respeito Humano, que em última análise é o bojo da Ética.

Abração menina: Liduina.

Stela disse...

Bravo!

Liduina Belchior disse...

Bravíssimo Stela!!!!!

Aloísio disse...

Liduina

É sempre bom ter a lembrança do que é a ética.
Parabéns pelo texto.

Abraços
Aloísio

Liduina Belchior disse...

Obrigada Aloísio pelo comentário.
A Ética é soberana.

Abraços: Liduina.