por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



quarta-feira, 22 de maio de 2013

"Responsabilidade" - José Nilton Mariano Saraiva


Definitivamente, quem se dispõe a expor de forma cristalina e didática suas idéias em algum instrumento de domínio público (blogs, jornais, revistas, etc) há de ter em mente a tremenda “responsabilidade” contida no bojo de tal atitude, porquanto aceitando compulsoriamente tanto o bônus como o ônus do “conjunto da obra”.
Tanto é que, até como forma de se prevenir ou resguardar, no “caput” de cada um desses instrumentos os responsáveis colocam a observação pertinente: os conceitos e opiniões emitidos são de responsabilidade única e exclusiva do autor da cada postagem.
Claro que, como cada cabeça é um mundo, bem como em razão da miscelânea de estilos redacionais, haverá sempre e sempre espaço para discordâncias, mumunhas, embates, contradições, e por aí vai. 
Afinal, difícil acreditar que a preferência de um se constitua unanimidade num universo tão vasto (lembremo-nos que, segundo Nelson Rodrigues, toda unanimidade é burra), tendo em vista que, enquanto “fulano” é contundente e afirmativo em sua explanação, “sicrano” usa e abusa de “sabonete” o tempo inteiro, tornando-se escorregadio por excelência; enquanto uns não têm qualquer receio ou temor em se expor, outros primam pela precaução excessiva (que poderia ser catalogado por medo ou conveniência).  Temos, então, a tal “liberdade de expressão”, garantida pela nossa Constituição Federal.
A reflexão acima é só para reafirmar que assumimos conscientemente o desiderato, sem jamais ter em mente agradar ou desagradar a A ou B. Apenas colocamos nossa visão particular, individual e intransferível do mundo e, conseqüentemente, nos responsabilizamos por cada palavra posta. 

Nenhum comentário: