por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



terça-feira, 10 de abril de 2012

EVALDO RUI - por Norma Hauer


Ele nasceu na mesma data de Francisco Matoso (8 de abril de 1913) e também viveu pouco :41 anos.


Evaldo Rui Barbosa, irmão do radialista (e também compositor) Haroldo Barbosa , embora já tivesse gravado com Carmen Miranda em 1934, na realidade começou sua carreira com Custódio Mesquita, tendo com ele composto, em 1943, sendo projetado no ano seguinte com:"Como os Rios Correm pro Mar", "Feitiçaria", "Rosa de Maio" e "Gira...Gira...Gira" ; os dois primeiros gravados por Sílvio Caldas e os outros por Carlos Galhardo,

São, ainda,de sua autoria, com Custódio Mesquita, "Algodão","A vida em 4 Tempos", "Valsa do Meu Subúrbio" e"Promessa",também gravadas por Sílvio Caldas.

Após a morte de Custodio, em 1945, Araci de Almeida gravou "Saia do Meu Caminho".

Compondo com seu irmão Haroldo Barbosa (em 1950) foi responsável por um dos maiores sucessos do carnaval de todos os tempos: "Nega Maluca", gravação de Linda Batista.

"Tava "! jogando sinuca

Uma nega maluca, Me aparece.

Vinha com o filho no colo

E dizia p'ro povo

Qie filho era meu..."


Seu fim de vida foi trágico e ao mesmo tempo romântico: morreu por amor.

Apaixonou-se pela cantora Elizeth Cardoso e não foi correspondido; resultado: suicidou-se em 4/8/1954.

Tinha apenas  41 anos


Norma

Nenhum comentário: