por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

"Dê um tempo" - José Nilton Mariano Saraiva

Se você tá de férias nessa época do ano e planeja dá uma “arribada” até a capital cearense, dê um tempo, postergue, adie, esqueça que ela existe, nomeie uma outra data ou até uma outra cidade. De Fortaleza... desista, fuja, evite !!!
É que, embora as decantadas marés dos bravios mares cearenses estejam mansas que só, temos uma outra onda braba, verdadeiro tsunami, que enche o saco, a paciência, causa arrepios e estressa qualquer ser humano que se preze: ao vivo, a materialização do inferno, no caótico trânsito de Fortaleza.
Com poucas ruas pra tanto carro (e não adianta tentar encontrar alguma via alternativa desocupada, pois estão todas entupidas de motoristas estressados), os gigantescos congestionamentos são inevitáveis, e aí prevalece o mau humor, a afobação, a impaciência, o desejo de passar por cima de quem se acha à frente e aí, haja impropérios e, dedão na buzina, capaz de ensurdecer qualquer um.
Hoje mesmo inventamos de dá um pulo na “fábrica de dinheiro” montada pelo Tasso Jereissati em pleno coração do parque do Cocó, sem nenhuma preocupação com o tal de meio ambiente: o Shopping Iguatemi (e como achou pouco, “Sua Excelência” ergueu agora, ao lado, uma torre de uns 15 andares, de onde, do escritório localizado na cobertura, fica mangando da “liseira” que faz tilintar seu caixa ininterruptamente, 24 horas por dia).
Mas, retomando o fio da meada; em dias normais, com o trânsito fluindo normalmente, não levamos mais que 07 a 10 minutos pra cobrir o percurso Bairro de Fátima (onde moramos) até o Iguatemi, na maior tranqüilidade do mundo. Pois, hoje, na ida, levamos mais de 01 hora e meia e, na volta (já noite), cerca de 50 minutos.
Trata-se, pois, de um autêntico teste pra testar suas coronárias, de um medidor eficaz se os seus nervos estão mesmo no lugar e, enfim, uma maneira pra que você descubra se tem alguma vocação pra Buda (não é ele que tinha a tal “paciência de JÓ” ???).
Se quiser tentar (se arriscar)... é só vir pra cá !!!
Mas, depois, não diga que não foi avisado.

2 comentários:

socorro moreira disse...

Hora de vc , que mora na Capital, passar umas férias, na sua terra natal!

Abs

jose nilton mariano saraiva disse...

Bem que gostaríamos.
Mas é que... estamos de mudança e a trabalheira é grande.