por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



quinta-feira, 17 de novembro de 2011

O RESPEITO QUE É BOM E TODOS GOSTAM, É DEVIDO OU NÃO


O respeito que é bom e todos gostam, é devido ou não?

Respeito - Do latim: respectu. Substantivo masculino, 1 - agir com respeito, reverência. 2 - consideração. 3 - apreço. (Excetuo aquelas palavras sinônimas que geralmente se enquadram em locuções prepositivas para ter o valor de referência, se referir a, como no caso de dizer respeito a.)

O que você entende como respeito? Para mim é mais do que a definição do aurélio ou do priberam, ou de qualquer grande Koogan Houaiss, mas será que o respeito que merecia ser devido a todos os seres é bem empregado e/ou exercitado?

Respeito para muita gente é só ser baseado na educação que é válido, mas essa 'validade' compete a quem? Se a educação vem de berço, saibamos que nascemos em berços diferentes! Não existem padrões de educação e modos, mas existem padrões de falta de educação e falta de modos. Sabemos quando a pessoa é mal-educada e isso é falta de respeito, mas quero me referir quando ela acha que foi educada e faltou com o respeito. O respeito não acontece com a melhor das intenções, pois, por exemplo, um menino tem por costume sempre tocar a cabeça das meninas quando as cumprimenta e isso para muitas é falta de respeito. Mas afinal, o que é o respeito!? Aquele que se pode construir como sociedade?

Acho que nunca acharemos a resposta para o respeito, mas é melhor preservar a antiga teoria e andar sempre com o bom "perdoe-me" na boca.

Mas será que devemos ser respeitosos com aqueles comentários que pedem respeito, desrespeitando os que são de opinião contrária?

Ridículo isso, não? Sou horrível para explicar e parece que estou falando só asneiras...

Se tivermos o bom senso, perceberemos que o respeito não atua com as pessoas que dizem prezar por ele, mas não contam com eles em seus pensamentos. Analisem esse exemplo clássico para entender o que eu quero dizer:

Um homem abre a boca e diz:

-Eu respeito todas as outras religiões, mas a minha é a melhor!

Cá entre nós, eu não consigo entender isso e quero, por favor, que se alguém pensa assim, me explique!

Acontece, ao meu ver, falta de respeito nessa situação também:

-Ah, eu respeito os homossexuais e bissexuais, mas quero-os longe de mim e dentro de minha casa nem pensar!

Tá legal, agora eu confesso! Esses dois exemplos não foram hipotéticos. Aconteceram e um de seus autores já foi meu melhor amigo, e outro é um parente. Essas duas frases ao meu ver já fogem do "campo do respeito" desde a definição, quanto mais aos sentimentos. Isso para mim foi o antônimo do respeito, e mesclado com uma hipocrisia bem mentirosa!

Acredito que um dia conseguiremos respeitar a todos, desde os micro-organismos até o universo, mas isso independe de um indivíduo e sim da ação conjunta e massiva de uma comunidade.

A educação para mim já perdeu essa referência, pois vejo alguns "educados" que falam sobre o respeito sem usar do respeito.

AGORA! Tenhamos um senso né! Flexibilidade é algo útil para impelir o desrespeito, como por exemplo no exemplo acima do menino que alisa a cabeça das damas. Se elas não se importassem com a atitude que ao meu ver não tem nada demais, o desrespeito não aconteceria, mas como muitas foram doutrinadas a ver essa atitude como um ato de safadeza, o desrespeito aconteceu. Já nem sei mais quem está errado aí no caso. Nem sei se existem errados ou certos em muitos casos simples como esses, mas isso já é outra discussão!

Por fim, espero por uma resposta que me "acerte o queixo de vez", e me faça agir com respeito em relação a todos aqueles que prezo. Sei que devo faltar o respeito com muitos, pois não é possível agradar a todos, mas desagradar a todos é possível. Contudo, como disse, ando com o "perdoe-me na boca" para esses casos. Quero saber como muitos aqui fazem para respeitar os outros, e tentar tomar parte de seus ensinamentos, em minha própria vida.

P.s. Clássico: Acho que praticamente todos concordarão que a falta de respeito acontece naqueles exemplos acima, pois eles são casos de discriminação, que começa com a mesma letra que desrespeito.

Como sempre: Abraços a todos que são de bem!

João Maurício Alexandre da Silva Sobral
SITE: http://textolivre.com.br/

Nenhum comentário: