por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



terça-feira, 8 de novembro de 2011

Igreja, a grande madrasta - Leonardo Boff

O padre, o seminarista, É EDUCADO PARA TER UM VERDADEIRO CASAMENTO COM A INSTITUIÇÃO IGREJA; aquilo que a pessoa dá em termos de libido, de amor à sua companheira, à sua mulher, ele é educado a dar à sua Igreja. Agora, há uma fase em que o padre desperta. GERALMENTE QUANDO CAI NA REAL, COMO PÁROCO, COMO AGENTE PASTORAL, AÍ ELE SE DÁ CONTA DE QUE ESSA IGREJA É UMA GRANDE MADRASTA. Que usa a força dele, sua libido, sua inteligência em favor dos interesses institucionais dela e não das pessoas humanas. Que ela, Igreja, não se interessa muito pelos problemas do homem da rua, que tem problema com limitação de natalidade, com eventual aborto, com fracasso no matrimônio e a vontade de começar um outro. Ela, a Igreja, não se interessa, ela é fria e sem piedade e aplica a doutrina. E aí o padre entra em crise, fica entre o pastor que sente o próximo e a subjetividade que foi criada nele de ser o representante da instituição, da doutrina, e entra num conflito e muitos sucumbem nesse conflito. Ou ele abre e entra num novo estado de consciência e é um pastor que viola as doutrinas, ou ele se enrijece, recalca aquele mundo e fica o homem da instituição, do poder, da palavra rígida e até se transfigura. Ou então a terceira alternativa: muitos abandonam. E vão atrás das causas profundas que podem ser, digamos, O ENCONTRO COM UMA MULHER. Não é apenas o encontro com uma mulher, quer dizer, ao encontrar a mulher e descobrir o mundo da intimidade, da ternura, da compreensão, do companheirismo, da vida como todos os mortais vivem, que é carregada de valores, e que isso foi tolhido a ele, que conclui: "PUXA, MAS DEUS NÃO PODE SER INIMIGO DISSO, DEUS TEM DE SER PENSADO COMO UM PROLONGAMENTO DISSO AO INFINITO E NÃO COMO UM CORTE DISSO". E muitos então saem, profundamente frustrados com a instituição Igreja. Então, a educação é levada nesse sentido, por força do celibato você não pode ter o intercurso sexual. ENTÃO A MULHER SE TORNA A TENTAÇÃO PRÓXIMA. E VOCE É EDUCADO A NÃO OLHAR NOS OLHOS DA MULHER, PORQUE ELA É TENTADORA. De nunca conversar com ela sozinho, mas sempre acompanhado de outros.

Texto: Leonardo Boff
Grifos: do postador

5 comentários:

socorro moreira disse...

Leonardo Boff sabe das coisas!

Abraços, amigo Mariano.Saudades!

jose nilton mariano saraiva disse...

Socorro,

O fato de ter sido um atuante partícipe e, alfim, optado por ir ao "...encontro com uma mulher e descobrir o mundo da intimidade, da ternura e da compreensão" credencia o Boff a afirmar com convicção: "Igreja, a grande madastra".

José do Vale Pinheiro Feitosa disse...

Zé Nilton e Socorro, no calor dos últimos acontecimentos alguém do Crato próximo ao governo municipal fez uma "advertência" a uma pessoa muito próxima a mim: José do Vale precisa ter cuidado para deixar o professor intacto como se foi. Aí passou a fazer sentido aquele texto de um "jovem" que falava de recalque crônico de família pelo professor ter sido combatido pelo pai do valoroso "jovem". Ele não tinha idade para saber disto, qual o mais idoso que trouxe isso para o rapaz? Mas eu estou falando do Boff e agora ligo as pontas: quando ele foi repreendido pelos Cardeais, com este papa à frente da condenação, ele disse que estava ali como São Francisco diante dos cardeais. Em seguida um cardeal com um conselho igual àquele lá de cima falou para a imprensa: ele precisa fazer um silêncio obsequioso. Aqui ó! Se tem uma coisa que estimula minhas cordas vocais é pedirem meu silêncio obsequioso para dar paz aos enfastiados de tanta oligarquia.

socorro moreira disse...

"Aqui ó!"
Estamos contigo!!!!, meu camarada!
Um sorriso e um abraço!

Liduina Belchior disse...

Determinadas pessoas aqui no Crato, têm que "lavar a boca" antes de pronunciar sequer, o nome do professor José do Vale Arraes
Feitosa.Homem que conheci, conversei
muito, convidado especial da cerimônia do meu casamento,pessoa íntegra e cidadão respeitado em todos os sentidos, na cidade de Crato.O considero Patrimônio intelectual e humano, cuja memória,
nos enriquece até a eternidade.

Bom dia: Liduina.