por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



sábado, 29 de outubro de 2011

Omara Portuondo- Colaboração de Aloísio



Omara Portuondo nasceu na capital cubana, Havana, em 29 de outubro de 1930. Embora só tenha se consagrado internacionalmente no meio musical ao se aproximar dos 70 anos de idade, quando se tornou a única mulher a integrar o álbum e o documentário Buena Vista Social Club, lançado em 1999 pelo diretor alemão Wim Wenders, ela acumula pelo menos 60 anos de trajetória profissional.

Esta dama da música cubana, de voz macia como o veludo, iniciou sua caminhada artística aos 15 anos, quando era conhecida como “la novia del filin”, estilo romântico que marcava o cenário de Cuba. Seu talento é inato, desenvolveu-se naturalmente, sem que ela precisasse se dedicar à teoria no interior dos estabelecimentos de ensino musical. Sua verdadeira escola foi seu lar, seus mestres os próprios pais, que cultivavam o hábito de cantar depois do almoço. Primogênita de três irmãos, já na infância ela improvisava duplas com o pai, fonte de muitas das músicas que ela posteriormente gravaria em seus discos.
Magia Negra foi seu primeiro álbum individual, lançado em 1959, com destemidas doses de música produzida na ilha e jazz procedente dos Estados Unidos. Na época em que o governo norte-americano rompe relações com Cuba por conta da questão dos mísseis, as irmãs se encontram em Miami. Enquanto Omara opta por retornar a sua terra natal, Haydee prefere se refugiar na América do Norte.
Sua recente aparição no filme Buena Vista Social Club, cantando junto com Ibrahim Ferrer e Compay Segundo, lhe garantiram finalmente o reconhecimento internacional. Em 2008 Omara cantou ao lado da cantora brasileira Maria Bethânia, em turnê histórica pelo Brasil, a qual rendeu um álbum, um DVD e um belíssimo livro ricamente ilustrado, com registros desse encontro inesquecível. Nesse mesmo ano lança o CD Gracias, com participações de Chico Buarque, Pablo Milanês, Jorge Drexler, Cachaito e Chucho Valdés.
A música “Tal Vez” consta do CD gravado por Omara Portuondo e Maria Bethânia.

Tal Vez
(Juan Formell)

Tal vez
Si te hubiera besado otra vez
Ahora fueran las cosas distintas
Tendrías un recuerdo de mí

Pero tal vez
Si tú hubieras hablado mi amor
Te tendría aquí a mi lado
Y serías feliz

Tal vez
Si al despedirte de mí
Tus manos tibias
Hubieran tocado mis manos
Diciéndome adiós

Pero tal vez (Refrão)

Tal vez
Si te hubiera besado otra vez
Ahora fueran las cosas distintas
Tendría un recuerdo de ti

Pero tal vez (Refrão)

Tal vez
Si al despedirte de mí
Tus manos tibias hubieran tocado
Mis labios diciéndome adiós

Pero tal vez (Refrão)

Nenhum comentário: