por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



terça-feira, 6 de setembro de 2011

EX-CRAQUE DO FUTEBOL DO CRATO É DESTAQUE EM REVISTA DO CEARÁ


           A revista oficial do Ceará Sporting Club, chamada de 1914 (ano da fundação do clube), dedica a página 57 da sua edição de Agosto/2011 a Nélson Sá de Mendonça Vasconcelos, “Nelsinho”, como era conhecido no meio futebolístico. A razão da reportagem foi a comprovação de que o esquadrão alvinegro conseguiu o seu primeiro pentacampeonato em 1919, fato desconhecido por muitos torcedores. Pesquisando jornais e livros da época em arquivos e bibliotecas públicas da capital cearense, Nélson Sá constatou que o Ceará ganhou o título de 1915, um ano após sua fundação e sagrou-se campeão nos quatro anos seguintes. O resultado da pesquisa foi devidamente analisado pelo Departamento Jurídico do time cearense, encaminhado para a Federação Cearense de Futebol e para a CBF, onde o feito foi devidamente registrado.

                Nélson residiu no Crato entre 1964 e 1969, trabalhando no Banco do Brasil, de onde foi requisitado pelo Banco Central do Brasil, em Brasília. Quando morava no Cariri jogou futebol de Campo pelo Satélite, time formado por funcionários do BB, e depois fez parte do plantel do ICASA de Juazeiro. Nesta época, o futebol cratense era bastante movimentado e seu campeonato era disputado por times como o Sport Club do Crato, Cariri Sport Clube, Rebelde e o Magarefe. Também atuou no futebol de salão, defendendo o AABB.

                A reportagem salienta que Nelsinho jogou pelo Ceará, tendo sido campeão na categoria juvenil, em 1955, bicampeão em 1956, campeão novamente em 1957 e mais uma vez bicampeão em 1958, desta vez na categoria de aspirante. Nélson Sá, hoje aposentado, reside atualmente em Fortaleza e é casado com a cratense Maria Edith Arraes de Alencar Pinheiro.

Um comentário:

socorro moreira disse...

Você sempre nos traz o inusitado.
Hj pensei em visitar Dona Almina, mas não encontrei estacionamento. Amanhã eu vou...

Abraços, querido!