por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



terça-feira, 23 de agosto de 2011

Por Norma Hauer



22 DE AGOSTO DE 1942
O então Presidente Getúlio Vargas, pressionado pelo povo que foi às ruas solicitar que o Brasil entrasse na guerra que se desenrolava na Europa, declarou guerra ao então "Eixo", que na minha opinião consistia apenas na Alemanha e Itália.

O Japão só estava em guerra contra os Estados Unidos (ou este país contra o Japão).
O Japão não fazia parte da guerra na Europa. Nada tinha a ver com aquele conflito. Sua situação era outra.

Até hoje não estou convencida que a Alemanha, com guerra em duas frentes e ainda na África (com o Gen. Rommel) atravessasse o Oceano Atlântico para torpedear navios mercantes brasileiros.
A quem interessava que o Brail entrasse na guierra? Quem lucrou com isso?

Os Estados Unidos, que desejavam criar bases em Fernando de Noronha e em Recife, coisa que o Getúlio não queria.
Com a entrada do Brasil na guerra, os americanos copnseguiram as bases.
Quem "lucrou" com a entrada do Brasil na guerra???

22 DE AGOSTO DE 1944
Essa data é só minha. Comecei a trabalhar no prédio antigo e hoje demolido da então Faculdade Nacional de Medicina, na Avenida Pasteur, 458.
,
Só cito isso porque ingressei no Serviço Público mediante concurso realizado pelo então DASP, criado por Getúlio para realizar concursos e dar chance a que qualquer brasileiro ingressasse no Serviço Público.

Antes só os "empistolados, "os "apadrinhados" tinham acesso ao Serviço Público.

Quando assumi meu cargo naquela Faculdade, era "uma estranha no ninho. Encontrei "famílias" de funcionários, trodos admitidos pelo QI (quem indica). Não gostaram quando a turma do DASP foi indicada para lá. "Sentiram" que acabara a sopa.

22 DE AGOSTO DE 1976
Juscelino Kubbitschek, o presidente que cumpriu "50 anos em 5" morre em acidente automobilístico na Rodovia Dutra, quando vinha de São Paulo de carro, num desastre até hoje mal explicado. Por que vinha de carro, quando sempre usava o avião ?

Teria sido acidente ou foi assassinato premeditado ??? Muitas teorias surgiram então e nunca o assunto ficou bem esclarecido.

Ele, embora "cassado" pelos militares então todos poderosos, estava incomodando com seu pretígio e a possibilidade de voltar a ser eleito quando terminasse a "cassação" e voltassem as eleições livres.

... e o mistério continua.
Norma

Nenhum comentário: