por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Festa da Padroeira do Crato- por socorro moreira


Agosto de 1943.


O Crato vive os primeiros dias de festa da padroeira- levantamento do pau da bandeira. Naquele ano aconteceu uma saudável disputa entre dois grupos políticos: Dr. Gesteira e Prof. Pedro Felício. “Os dois com o fito de ajudar à paróquia da Penha reuniram e engajaram as meninas da sociedade, e criaram os blocos das” Enfermeiras “e das “Margaridas”, respectivamente.

Minha mãe pertencia ao bloco das margaridas. Vestiam-se de camponesas com avental, chapéu de palha, enfeitado com laço de fita e flores do campo. Diz a minha mãe que eram todas belas. No final, as margaridas conquistaram a vitória, arrecadando uma soma maior de dinheiro, para ajudar nas construções paroquiais.

Mas eu imagino, o quanto foi colorida e animada, aquela festa de Agosto!

Em 1963, quem estava começando a brilhar era a minha geração .

.

Hoje é o levantamento do pau da bandeira. Agosto/2009.

Moro tão perto da praça, e a vejo de tão longe...!

Acomodo-me, espreguiço-me. O povo da minha idade está recolhido. Amanhã começam as noites de novena, que culminarão, no grande dia- a festa da padroeira, Nossa Senhora da Penha, em primeiro de setembro.

Da minha casa escuto a voz do padre, os cânticos, as rezas.

Desisti do passado, quando ele desistiu de mim. Estou no presente transitório.

Quero um retrato em branco e preto dessa festa sem Altemar Dutra,sem Adilson Ramos , na amplificadora; sem os cavalinhos do parque Maia; sem a roda gigante, a rodar, a rodar ...

- “Sentimental eu sou... Eu sou demais!”

Respingos da fonte luminosa, farfalhar de panos novos, misturas de cheiros: muguet.

Nunca contei o dinheiro do bolso do meu pai. Achava que o seu bolso era mágico... Dou-lhe uma, dou-lhe duas, dou-lhe três. Vou entregar, e já entreguei!

E a gente levava a prenda para casa. Papeis celofanes no lixo da noite, e leite açucarado para dormir sossegado - o gosto de festa na boca.

Amanhã teríamos mais: reza, bingo, leilão, amplificadora musical, e o carrossel do parque Maia...!


Nenhum comentário: