por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



sábado, 27 de agosto de 2011

De zero a 60 anos-socorro moreira


Há 60 anos, minha mãe sofria as dores do parto. Fui a sua primogênita. Dei trabalho pra nascer. Nasci às 06h39min h da manhã, com 5 kg. Minhas camisinhas de pagã foram rasgadas porque não couberam em mim. Bem cuidada por pais, babá, avós, fui crescendo... ”Espilicute”, como dizia minha mãe. Depois que comecei a estudar, a usar óculos, isolei-me num mundo, quase só meu.
No meu primeiro aniversário ganhei um velocípede, vesti vestido de organdi, e a minha mãe pregou meu laço de fita com cera de abelha.
Aos sete anos, meus pais comemoraram com grande festa, meu aniversário,minha primeira comunhão, inauguração da casa nova.Lembro minha mãe cansada, grávida do quarto filho.
Meu aniversário de 11 anos foi um tanto decepcionante. No Crato, muita gente fazia aniversário na mesma data, e as presenças ficavam divididas. Fiquei  com dó de tantos quitutes perdidos, preparados pela minha mãe ,com tanto gosto! Mas ganhei um presente inesquecível da minha colega Magali: meu primeiro pó compacto. Ah, senti-me uma mocinha... Enfim, deixara de ser criança?!
Quando completei quinze anos, não quis comemoração.Sai cedinho de casa, e ganhei a ladeira da Batateiral.Fui bater na porta de “Santana”, uma pessoa que havia morado conosco até o dia do casamento(madrinha e babá da minha irmã Zélia).
Aos 18 anos ganhei uma aliança de noivado. Daquelas que a gente enxerga à longa distância.
Claro que não estava preparada para o casamento, mas achei legal usá-la. Depois não consegui devolvê-la... Casei-me!
Aos vinte anos estava casada e achei esquisito, ganhar um fogão.Chegou de Seu Pierre, na carroça de  "90".  Acho que eu queria mesmo era um vinil de Tito Madi... Logo  perdoei , a julgada insensibilidade do meu cônjuge. Ele era gente boa demais !
Meu aniversário de 30 anos aconteceu em Uberlândia. Ganhei do meu segundo marido uma couve-flor. Surpreendente !
Quando completei 40 anos estava em Salvador com o quase terceiro marido. Ele trouxe uma torta de morangos de uma confeitaria maravilhosa. Um doce inusitado!
Completei 50 anos no Crato.Brindei com   “frangélico”; curti sorvê-lo, aos pouquinhos.
Cheguei aos 60 anos. Dou uma boiada pra não sair de casa. Filhos maduros, vida resolvida. Órfã de pai e mãe, mas completa de amigos.

Se eu considerar o presente, descartar o passado, sem pensar no futuro, fica fácil dizer que a vida é mágica, e que o amor é a tônica, em qualquer espaço.

“6.0”...Incrível...Caiu a ficha... Entrei na terceira idade?!

Hora da salva.Festa da Penha.Um dia claro.Pé na estrada, como sempre !
Amanhã eu volto!





9 comentários:

Liduina Belchior disse...

Amiga aniversariante: Beijos, saúde
e paz! Adorei ler o percurso de sua
vida.Acompanhei mentalmente toda essa "viagem".
Abraço grande e até mais tarde.
Xêro: Lidu.

Braz disse...

Parabéns, Socorro, sucesso com seu blog, do qual me orgulho de participar e, principalmente, na sua vida. Muita paz e um grande abraço.

Joaquim Pinheiro disse...

Socorro,
Parabéns. Que este 60 traga mais 60. Muita saúde, paz e felicidade. Abraços

Domingos Barroso disse...

Sobre ti uma chuva de pétalas
...


Abraço carinhoso,
Sacerdotisa.

Carpe Diem!

Anônimo disse...

Socorro, lembra que o pó era promesa? Eu achava tão cheiroso! Quando comecei a namorar com Carlos ele usava perfume promesa. Adorava o cheiro dele.rs rs rs.

Feliz aniversário!

Beijos.

Magali

tatiana disse...

Parabens. Tens 60 anos e alma de 20. Adoro quando vamos, Eu e Lidu, te visitar. Vc realmente é uma pessoa abençoada.Felicide. Vai ter torta? Adoro seus quitutes KKKKKKKKKK

socorro moreira disse...

Eita, quanta gente amorosa, e que eu gosto!
AGRADEÇO SENSIBILIZADA POR TODO ESSE CARINHO!
lIDÚ, BRAZ, MAGALI,JOAQUIM,DOMINGOS,TATI...SEGUREM O MEU ABRAÇO.

Stela disse...

Dizer parabéns, Socorro, feliz aniversário, é pouco.
A expressão da minha amizade vai em agradecimento: por tua poesia, por teu sorriso, tua generosidade, tua brilhante inteligência, tua solidariedade, e cumplicidade, teu amor.
É um privilégio grande ser sua amiga, compartilhar sonhos e dúvidas, risadas e dores, certezas e teimosias, acreditando que todo dia se anuncia novo e, por isso, podemos nos reinventar.
meu carinho sempre teu
stela

socorro moreira disse...

STELA,

NÃO SEI RESPONDER A TANTO AGRADO.O QUE ME CONFORTA É SABER QUE O TEU CORAÇÃO É SINCERO.
PENSEI LOGO NAS MINHAS TEIMOSIAS.PAPAI E MAMÃE ACOSTUMARAM-SE!
É COM OS NOSSOS AMIGOS, ESPELHOS BELOS, QUE A GENTE CRESCE!
IDADE JÁ TENHO(RS)... FALTA SÓ ANDAR MAIS UM BOCADINHO.

BEIJO, AMIGA!