por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



segunda-feira, 11 de julho de 2011

RAUL TORRES - Por Norma Hauer


RAUL TORRES nasceu em Botucartu (SP) em 11 de julho de 1906 e faleceu em São Paulo QUASE NA MESMA DATA: no dia 12 de julho de 1970, exatamente com 64 anos.

Inciou sua vida artística ainda nos anos 20, seguindo o estilo dos "Turunas da Mauricéia", grupo de música nordestina, do qual Augusto Calheiros era um dos fundadores.
Exercendo atividades nas Rádios Educadora Paulista e Cruzeiro do Sul, passou a compor com vários parceiros, sendo João Pacífico e Florêncio Batista (com quem compôs mais de 100 músicas) os mais presentes.
Além de compositor, cantava suas próprias músicas em programas radiofônicos como na "Série Caipira de Cornélio Pires".
Posteriormente, criou o conjunto "Turunas Paulistas" com quem gravou, de sua autoria, "Sereno Cai", "Sururu no Galinheiro", "Cabocla Teresa" e várias outras.

Uma de suas composições, "Saudades do Matão", foi gravada por Carlos Galhardo.
Na etiqueta do respectivo disco consta como autores Raul Torres e Jorge Galatti. Esse fato causou uma polêmica nunca bem esclarecida; isso porque Antenógenes Silva, compositor e acordeonista, afirmou que essa música era de sua autoria e que ele a compusera em 1920,
apresentando-a, ao acordeão (sem letra) em espetáculos da época.
Na gravação de Galhardo aparece o nome de Jorge Galatti ( desconhecido) e não o de Antenógenes. Isso era comum: compositores ouviam determinada música, e, passado algum tempo, a apresentavam como de sua autoria. Chegavam, mesmo a dizer:"música é como passarinho, está no ar, apanha-se".

Antenógenes ficava aborrecido com o fato de seu nome não constar da etiqueta do disco.

Uma das composições de Raul Torres que mais sucesso obteve foi "Moda da Mula Preta" gravada por Inezita Barroso, Luiz Gonzaga e, por vários outros depois, inclusive Rolando Boldrin, já na fase dos LPs.
16:03 (4 horas atrás)
Norma
RAUL TORRES -2-
Uma das composições de Raul Torres que mais sucesso obteve foi "Moda da Mula Preta" gravada por Inezita Barroso, Luiz Gonzaga e, por vários outros depois, inclusive Rolando Boldrin, já na fase dos LPs.

Mas o maior sucesso foi na voz de Luiz Gonzaga.


MODA DA MULA PRETA

Eu tenho uma mula preta tem sete parmo de altura
A mula é descanelada, tem uma linda figura
Tira fogo na carçada no rampão da ferradura
Com a morena dilicada, na garupa faz figura
A mula fica enjoada, pisa só de andadura

O ensino na criação veja quanto que regula
O defeito do mulão eu sei que ninguém carcula
Moça feia e marmanjão na garupa a mula pula
Chega a fazer cerração todos pulo desta mula.
Cabra muda de feição, sendo preto fica fula.

Eu fui passear na cidade só numa vorta que dei
A mula deixou saudade no lugar onde passei
Pro mulão de qualidade, quatro conto eu injeitei
Pra dizer mesmo a verdade, nem satisfação eu dei
Fui dizendo boa tarde pra minha casa vortei

Sortei a mula no pasto veja o que me aconteceu
Uma cobra venenosa a minha mula mordeu
Com o veneno desta cobra a mula nem se mexeu
Só durou umas quatro horas depois a mula morreu

Acabou-se a mula preta que tanto gosto me deu.


Raul Torres faleceu logo após gravar um LP com o nome de "O Maior Patrimônio da Música Sertaneja".
Suas músicas eram, de fato, sertanejas e não "country".

Norma

Nenhum comentário: