por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



domingo, 17 de julho de 2011

18 de julho - Dia do Trovador



São Francisco de Assis
Padroeiro dos Trovadores

O dia 18 de julho é o dia consagrado aos trovadores do Brasil. A data foi fixada por leis estaduais e municipais, onde quer que haja um cultor da Trova, em homenagem ao Trovador LUIZ OTÁVIO, o responsável pelo insuperável movimento literário brasileiro, que é o movimento trovadoresco nacional.
No dia do Trovador, todas as Seções da União Brasileira de Trovadores – UBT e Delegacias espalhadas por centenas de municípios brasileiros comemoram a data com almoços festivos, reuniões, com as chamadas chuvas de trovas, (centenas de trovas impressas) jogadas das janelas dos trovadores, para que os transeuntes se deliciem com as trovas que vão caindo ao sabor do vento. São realizadas palestras, enfim, cada seção ou delegacia comemora da melhor forma que pode a passagem do dia legalmente dedicado ao trovador.

“ A trova tomou-me inteiro !
tão amada e repetida,
que agora traça o roteiro
das horas de minha vida. “

“ Trovador, grande que seja
tem esta mágoa a esconder :
a trova que mais deseja
jamais consegue escrever ... “

“ Por estar na solidão
tu de mim não tenhas dó.
Com trovas no coração,
eu nunca me sinto só.”

"O mar nos deu a receita
de um viver sábio. Fecundo...
sendo salgado, ele aceita
as águas doces do mundo !"

Nenhum comentário: